Até ao dia 15 de Maio, finalizando a 31.ª semana da campanha de vacinação contra a gripe 2019/2020 (semana 20 de 2020), foi registada a administração de 39.728 vacinas no SESARAM, E.P.E.; 78,9 nos Centros de Saúde da RAM e 8,2% em domicílios.

Toda a informação acerca da doença COVID-19, bem como as atualizações diárias sobre sua a evolução podem ser consultadas no site www.covidmadeira.pt.

Pode, igualmente, acompanhar as campanhas de educação para a saúde desenvolvidas pelo IASAÚDE, IP-RAM, através da sua página de Facebook https://www.facebook.com/i-Sa%C3%BAde-1212206082254977/.

O Plano de Contingência para Infeções Emergentes: Novo Coronavírus 2019-nCoV (versão 1.0) foi apresentado a 3 de fevereiro de 2020.

Desenvolvido numa base de colaboração intersectorial, este referencial regional estabelece normas e orientações para o sector da saúde e proteção civil para a resposta a esta ameaça de saúde pública, mas também recomendações relevantes para outros sectores governamentais e da sociedade.

Este documento está disponível no site do IASAÚDE, IP-RAM. 

No âmbito deste Plano, o Instituto de Administração da Saúde disponibiliza um microsite dedicado ao Novo Coronavírus, com informação destinada ao público em geral.

   

A 30-01-2020, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde a situação de Emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional.
Além de circulares informativas e normativas, o IASAÚDE, IP-RAM, emitiu um Alerta de saúde pública que reúne a informação mais recente sobre casos de infeção por novo coronavírus a nível internacional, que podem ter implicações para Portugal Continental e para a Região.
As estruturas da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, em articulação intersectorial, têm vindo a ativar os recursos necessários para a melhor resposta a esta infeção emergente na RAM.

 

   
 


Esta é uma iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) que oferece uma oportunidade para o intercâmbio de especialistas na área da epidemiologia e saúde pública dos Estados-Membros.  

Este formato de treino é baseado em visitas de intercâmbio e visa proporcionar oportunidades de aprendizagem bilaterais, e pretendeu neste caso promover a partilha do conhecimento e experiência das equipas da RAM na prevenção e gestão de doenças transmitidas por vectores.
Entre 18 e 20 de novembro, a Dra Tanya Mellilo, médica especialista do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde de Malta, visitou o IASAÚDE, IP-RAM e integrou reuniões e atividades regulares deste instituto no âmbito da Vigilância Integrada de Doenças Transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.  

Finalizando os trabalhos e a visita à região, a perita foi recebida pelo Secretário Regional da Saúde, que reforçou a disponibilidade e interesse da região neste tipo de colaborações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Governo Regional Região  apresentou ontem, 9 de setembro, no Auditório da Secretaria Regional da Saúde,  o Programa de Comparticipação de Óculos Graduados "+VISÃO", destinado a pessoas com 65 e mais anos, que auferem pensões num valor inferior ao escalão 66.
Este programa estará em vigor a partir de outubro 2019, sendo já possível o processo de adesão das óticas ao programa.
A condição de beneficiário do Programa é atestada através de declaração pelo Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM, IP-RAM) que, acompanhada à prescrição de óculos graduados por um oftalmologista, permite aos pensionistas acederem a uma comparticipação adicional na aquisição de lentes com graduação e respetivos aros. 
Trata-se de uma comparticipação única, com desconto imediato de €150,00, ao qual acrescem as comparticipações previstas na tabela em vigor no Sistema Regional de Saúde.
Esta apresentação contou com a presença do Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, do Vice-Presidente do Governo e os Secretários Regionais dos Asssuntos Sociais e Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Foi apresentada a 10 de julho de 2019, no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, a Unidade de Farmacovigilância da Região Autónoma da Madeira, num evento que contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos, do Vice-Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, Dr. António Faria Vaz, e do Presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE, IP-RAM, Dr. Herberto Jesus.
A unidade fica sediada nas instalações do IASAÚDE, IP-RAM, na Rua das Pretas nº1 - Funchal, e prestará serviços especializados no domínio da farmacovigilância. Entre as atividades a desenvolver, salientam-se a recolha, processamento e análise das notificações espontâneas de suspeitas de reações adversas de fármacos na Região Autónoma da Madeira; a divulgação acerca dos medicamentos e do sistema nacional de farmacovigilância e o desenvolvimento/participação em estudos de farmacoepidemiologia e segurança de medicamentos.
Neste evento procedeu-se, também, à formalização do contrato entre o IASAUDE, IP-RAM e o  INFARMED que consusbstancia esta parceria.

No dia 7 de julho, o Governo Regional da Madeira foi representado pela Secretaria Regional da Saúde na Expomadeira 2019.
Neste âmbito, o IASAÚDE, IP-RAM, através das suas unidades de Comunicação e Educação para a Saúde e de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, dinamizou várias atividades, aproveitando a oportunidade para sensibilizar os visitantes para a promoção da sua saúde e para a prevenção de comportamentos de risco e de doenças.
Além de sessões de sensibilização e de ações individuais realizadas por psicólogos, enfermeiros e nutricionistas, foi distribuído variado material de informação. As ações versaram temas como a alimentação saudável e segura; os cuidados no Verão; as medidas para combater os mosquitos e os meios/formas de prevenção de comportamentos aditivos e dependências.
Para além dos visitantes da Expomadeira, no expositor da Saúde esteve presente o Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos.

 

 

 

Foi apresentada a 30 de maio de 2019, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, o Módulo DPOC da Estratégia Regional para as Doenças Respiratórias Crónicas (ERDRC). 

Com base nos dados do Sistema Nacional de Vigilância da Gripe, verificou-se que, à semana 20/2019, a taxa de incidência de gripe em Portugal foi de 0,0 /100.000 habitantes, correspondente a atividade gripal não epidémica.


Dados adicionais são disponibilizados através do seguinte link:

Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe Categoria - INSA.