O valor da comparticipação do Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, (IASAÚDE, IP-RAM), nas consultas realizadas, em 2023, no setor privado e nas diferentes especialidades médicas, ascendeu aos 924.323 euros, representando um acréscimo de 4% face ao ano anterior, ou seja, mais 36.789 euros.

No ano passado, 5.889 madeirenses foram submetidos a juntas médicas da ADSE, de acordo com o relatório anual de atividade da secção da Região Autónoma da Madeira, mais 10% do que em 2022.

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM registou mais de 500 ausências aos agendamentos, no âmbito da descentralização do serviço de reembolsos, entre agosto e dezembro de 2023.

Está já a decorrer o período de candidaturas aos apoios financeiros para a Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma da Madeira (REDE), no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), desta feita ao nível dos Cuidados Continuados Integrados Pediátrico, na vertente de Unidades de Internamento.

As mulheres residentes na Região Autónoma da Madeira, em fase de preconceção, gravidez e amamentação, podem beneficiar do reembolso total das despesas na aquisição dos suplementos: iodeto de potássio e ácido fólico. Este apoio encontra-se disponível no âmbito do “Programa para a Promoção de uma Gestação Saudável”, implementado pelo Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), em janeiro de 2023.

O Programa “+Visão Crianças e Jovens” está “a contribuir para uma visão mais saudável” há 2 anos. Implementado a 24 de fevereiro de 2022 pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), este Programa já permitiu que 2.375 crianças e jovens usufruíssem deste apoio para a aquisição de óculos graduados, assim como indicam os dados apresentados até dezembro de 2023 por este Instituto.

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM tem vindo a apostar na promoção da literacia em saúde através da realização de ações de sensibilização pelos Centro de Saúde concelhios. A última visita decorreu na passada segunda-feira, dia 19 de fevereiro, nos concelhos de Porto Moniz e São Vicente onde, junto dos utentes e profissionais de saúde, procurou-se apelar ao combate do desperdício e promover a segurança e a sustentabilidade do Sistema Regional de Saúde.

Em 2023, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) registou mais 2.282 documentos devolvidos em relação ao número registado no período homólogo, no âmbito do processo de reembolso das despesas de saúde, somando 6.035. Em 2022, foram registadas 3.753 devoluções de documentos.

O Serviço de Reembolsos das Despesas de Saúde localizado no Centro de Saúde do concelho da Ribeira Brava celebrou, no dia 03 de fevereiro, o seu terceiro ano de funcionamento. Este foi o primeiro balcão de reembolsos instalado fora do concelho do Funchal, medida implementada pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM).

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM fechou o ano de 2023 com mais de 2.250 beneficiários do Serviço Regional de Saúde detentores do Cartão de Reembolso Especial.