Antecipando a data em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA (1 de dezembro), a Secretaria Regional da Saúde, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) e da Comissão Regional de Luta Contra a SIDA (CRLCSIDA), irá nos dias 24 e 25 de novembro, desenvolver ações de sensibilização para a prevenção do VIH/SIDA, este ano, sob o lema “Saúde e Desporto: Unidos na Luta Contra o VIH/SIDA”.

- No dia 24, a CRLCSIDA junta-se à Associação Madeira Todo o Terreno Turístico, desenvolvendo uma ação de sensibilização na prova de Trial, que terá início às 13 horas no Miradouro do Cabo Girão.

- No dia 25, às 17 horas, a Associação de Andebol da Madeira apoia a CRLCSIDA nesta luta, com a realização de um jogo amigável no âmbito do fim-de-semana do Andebol V, que irá decorrer no Pavilhão do Funchal (Liceu), em que os atletas “vestem a camisola” por esta causa. Este evento contará com a presença do Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos.

No mesmo âmbito, a Secretaria Regional da Saúde, através do IASAÚDE, IP-RAM e a CRLCSIDA apoia também as iniciativas da Associação para o Planeamento da Família e da Fundação Portuguesa A Comunidade Contra SIDA:

- A Associação para o Planeamento da Família realizará as IV JORNADAS REGIONAIS APF Madeira sob o tema Escolhas, Direitos e Saúde: Tendências e Prioridades, no dia 23 e 24 novembro 2018, no Hotel Baía Azul, onde será divulgado o Projeto “100RIScOS”. 

- A Fundação Portuguesa A Comunidade Contra SIDA promoverá um Debate sobre a infeção VIH/SIDA - prevenção não tem idade", no dia 30 de novembro, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico.