O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, em parceria com a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, organizaram as 2ª Jornadas de Prevenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências.

O evento teve lugar no dia 19 de novembro no Auditório da Escola da APEL, entre as 9h e as 16h30, tendo contabilizado cerca de 200 participantes (incluindo profissionais da área social, do ensino, da saúde, do tecido empresarial e estudantes) e representantes de entidades parceiras ligadas à saúde, à educação, à política, às forças de segurança e ao desporto.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Sr. Secretário da Saúde, Dr. Pedro Ramos, que manifestou satisfação com os resultados da estratégia adotada na Madeira a partir de 2012, que visando combater o consumo das novas substâncias psicoativas, determinou o encerramento dos diversos pontos de venda existentes na Região. O titular da Secretaria da Saúde reforçou ainda a importância do investimento na saúde mental, como resposta ao aumento da esperança de vida e estratégia para melhorar a qualidade de vida da população.

A Profa. Doutora Ivone Patrão, psicóloga e docente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, foi a primeira oradora do dia, abordando a "Geração Cordão: Comportamentos e Dependências Online”. Nesta conferência, manifestou preocupações com a realidade atual, fazendo algumas considerações sobre a melhor forma de atuar, salvaguardando que cada família é singular e carece de abordagem diferenciada.

O Prof. Doutor António Castaños, psicólogo e docente de Psicologia da Saúde na Universidade Miguel Hernandéz, foi o palestrante que abordou o tema "Menores e perturbações de jogo. Uma proposta de prevenção”. Relatou a sua experiência com os jogadores patológicos e apresentou dados do estudo “O jogo de apostas em adolescentes na Província de Alicante: prevalência e fatores associados”.

No período da tarde, realizou-se o debate "Uso terapêutico da cannabis - uma perspetiva científica e política", com a presença do Prof. Doutor Manuel Isorna, Psicólogo e autor de mais de 40 artigos científicos sobre o consumo de cannabis; do Dr. Licínio Santos, Psiquiatra e Diretor do Serviço de psiquiatria do SESARAM, E.P.E.; do Dr. Nelson Carvalho, Psicólogo e Coordenador da UCAD no IASAÚDE, IP-RAM; da Dr.ª Sara Madruga, licenciada em Direito e deputada na Assembleia da República pelo partido político PPD/PSD; do Dr. Paulino Ascensão, licenciado em Economia, Coordenador Regional do partido político Bloco de Esquerda; e do Dr. Leonel Freitas, Jornalista, Ex-Diretor RDP e RTP Madeira, que assumiu a moderação do debate. Durante este debate foram apresentadas várias visões relativas ao uso terapêutico da cannabis, tendo-se criado espaço para discussão alargada com os participantes.

Assinalando-se as sinergias que potenciaram o sucesso do evento, a organização das 2ª Jornadas de Prevenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências salienta a criação de relevantes momentos de aprendizagem, reflexão e debate na Região sobre assuntos emergentes na área, ações que pretendem continuar a dinamizar.