A descentralização do serviço de reembolsos, situado no concelho de Machico, celebra hoje, dia 05 de fevereiro, o seu quarto aniversário com um balanço positivo. Esta medida, implementada pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), já realizou mais de 5.200 atendimentos a beneficiários do Serviço Regional da Saúde e de outros subsistemas de saúde, tendo também sido registados mais de 500 novos utentes.

 

Desde a sua implementação em 2021, o serviço tem cumprido o seu principal objetivo em facilitar a entrega das despesas de saúde para efeito de reembolso, proporcionando um atendimento próximo e personalizado aos utentes. Os dados apresentados pelo IASAÚDE, IP-RAM mostram ainda que, relativamente ao número de processos, até à data, foram contabilizados cerca de 2.003 processos.

 

Particularmente em 2024, o serviço registou 27 novos utentes e 1.552 atendimentos, evidenciando o aumento da procura e a importância da descentralização deste serviço para a população.

 

Esta medida, focada na proximidade do serviço, oferece um atendimento presencial todas as sextas-feiras, no Centro de Saúde de Machico. Para isso, os utentes devem solicitar o agendamento prévio através do contacto 291 212 370 ou online, através do site apps.iasaude.pt/reembolsos/agendamento/.