O Balcão de Apoio ao Utente, disponível no Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), registou mais de 4.000 atendimentos nos últimos três meses de 2024, o correspondente a 62 atendimentos por dia.
Os dados fornecidos pelo IASAÚDE, IP-RAM indicam que a via de atendimento mais utilizada pelos utentes foi o contacto telefónico, com cerca de 44% dos atendimentos realizados dessa forma. Seguiram-se os atendimentos por e-mails (32%) e o atendimento presencial (24%).
Criado em abril de 2022, o Balcão de Apoio ao Utente é um espaço dedicado ao atendimento personalizado aos utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS-Madeira), reforçando e consolidando a proximidade para com os mesmos.
Os dados facultados indicam ainda que entre os vários tipos de informação que são disponibilizados neste serviço, verifica-se uma grande afluência sobretudo para a atualização de dados dos beneficiários do SRS-Madeira, bem como o pedido de esclarecimentos sobre os programas de saúde implementados pelo Governo Regional da Madeira, através do IASAÚDE, IP-RAM.
Em termos de procura, foram realizados 566 atendimentos referentes a questões relacionadas com os programas de saúde. O programa “Kit Bebé” foi o mais solicitado, representando aproximadamente 41% do total. Segue-se o programa “+Sorriso”, com cerca de 21%, e os programas “+Visão Crianças e Jovens” e “+Visão Sénior”, com 16% e 11%, respetivamente. O restante valor incidiu sobre o Programa para a Promoção de uma Gestação Saudável.
O Balcão de Apoio ao Utente não necessita de agendamento prévio e está disponível entre as 09h00 e as 13h00, e das 14h00 às 16h00.