O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) participa na 13ª edição do exercício anual de ciberdefesa, “CIBER PERSEU”, que teve início na passada segunda-feira e prolonga-se até ao dia 07 de novembro. Esta iniciativa é organizada a nível nacional pelo Exército Português, com o objetivo de treinar procedimentos, técnicas e táticas de defesa como resposta a incidentes reais de cibersegurança a nível regional e nacional.
 
O “CIBER PERSEU” consiste na resolução de exercícios de simulação de ataques cibernéticos realistas e complexos, entre eles “phishing”, falha no fornecimento de energia, roubo de credenciais, entre outros, que testam a velocidade e eficácia da resposta das entidades face a estas situações. 
 
A nível regional, os participantes utilizam uma plataforma de exercício de cibersegurança, desenvolvida por elementos do IASAÚDE, IP-RAM, que permite registar, monitorizar e reportar os ciberincidentes, bem como as conclusões apreendidas no decorrer dos exercícios. Através desta ferramenta, é possível analisar as vulnerabilidades, identificar os riscos e a capacidade de resposta, principalmente no âmbito da administração pública regional, proporcionando uma maior preparação relativamente resolução das ameaças digitais emergentes.
 
Na RAM, esta iniciativa é liderada pela Secretaria Regional das Finanças, através do Gabinete Regional para a Conformidade Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança em colaboração com a DRI – Direção Regional de Informática e do IASAÚDE, IP-RAM. O exercício conta com a participação de diversas entidades do setor público e privado regional, o que contribui para a criação de um conjunto de respostas concertadas dos diferentes participantes envolvidos.
 
No âmbito da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, para além do IASAÚDE, IP-RAM, participam no “CIBER PERSEU” 2024, elementos da Proteção Civil e do SESARAM, à semelhança das edições anteriores.