A vacinação é uma das prioridades dos pais na utilização do Cartão ‘Kit Bebé’, entre os produtos que estão disponíveis aos beneficiários deste Programa de Saúde, ou seja, todos os recém-nascidos com registo de naturalidade e residência na Região Autónoma da Madeira.


Tempo de leitura: 2min10seg

 

Só este ano, até ao final do mês de setembro, foram adquiridas 3.645 vacinas, com uma comparticipação total de mais de 191.415 euros.

 

A proteção individual contra doenças infeciosas é uma das mais-valia desta medida, tendo em conta que a aquisição de vacinas é um dos produtos mais requisitados pelos pais, através do ‘Kit bebé’.

 

De referir que, na lista de produtos deste cartão, constam vacinas que são recomendadas pelos médicos, mas que não integram, atualmente, o Plano de Vacinação, sobretudo as que atuam contra o rotavírus e doenças meningocócicas invasivas.

 

A este propósito, Mónica Ferreira, residente do concelho de Câmara de Lobos, e mãe de gémeas, realça que o Cartão ‘Kit Bebé’ tem sido “uma ajuda incrível”. Afirma ainda que usa este apoio essencialmente para o leite e para as vacinas, referindo que “de outra forma seria mais complicado comprar estes produtos”.

 

A aquisição de vacinas, através do Cartão ‘Kit Bebé’, resulta, assim, numa medida de proteção da saúde das crianças, servindo de complemento à imunização que já é garantida, através do Serviço Regional de Saúde.

 

Implementado pelo Governo Regional, através do IASAÚDE, IP-RAM, em 2019, como medida de apoio e incentivo à natalidade, o ‘Kit Bebé’ assegura um acesso mais igualitário a um leque diversificado de produtos para as crianças, no primeiro ano de vida, criando condições que favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar das famílias residentes na Região Autónoma da Madeira.

 

Este programa consiste na atribuição de um apoio às famílias, atualmente no valor de 600€, para a aquisição de produtos de saúde e bem-estar, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, em todas as 65 farmácias da RAM.