Entre janeiro e maio deste ano, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, já apoiou a área da saúde mental em mais de 7 milhões euros. Este investimento reflete-se nos acordos de cooperação estabelecidos com três instituições de referência na área, nomeadamente a Casa de Saúde São João de Deus, pertencente ao Instituto São João de Deus, a Casa de Saúde Câmara Pestana e o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, ambos pertencentes às Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

 

Só este ano, estas instituições apoiaram mais de 1.300 utentes, cuja intervenção contempla diversas valências como a psiquiatria, a psicogeriatria, a saúde mental, a reabilitação-psicossocial, pedopsiquiatria, entre outras. Estes serviços têm sido essenciais para ampliar a capacidade de resposta em várias áreas, como o tratamento de doenças mentais graves e a integração social e profissional dos pacientes.

 

“A saúde mental exige uma atenção contínua. A cooperação bilateral existente entre o Governo Regional e as Casas de Saúde reflete o compromisso assumido pelo Governo Regional no âmbito da promoção da Saúde Mental na RAM. Além disso, o investimento é uma prioridade indispensável para assegurar o bem-estar da população e a construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva”, afirma a Vice-Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Rubina Silva, na semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Mental.

 

Segundo os dados disponibilizados pelo Governo Regional da Madeira, através do IASAÚDE, IP-RAM, nos últimos 5 anos, os apoios às Casas de Saúde da RAM ultrapassaram os 65,7 milhões euros, permitindo apoiar mais de 8.400 utentes.

 

Veja aqui o vídeo associado ao Dia Mundial da Saúde Mental