As candidaturas para o Internato Médico para o ano de 2025 já se encontram abertas e podem ser formalizadas até ao dia 23 de setembro deste ano.
Tempo de leitura: 02min09seg
O ingresso no internato médico faz-se mediante procedimento concursal único, aberto pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), sendo a candidatura iniciada com o preenchimento de formulário online (“requerimento de admissão”), constante de área reservada na página eletrónica da ACSS.
Na Região, este processo é acompanhado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), entidade responsável pelo Internato Médico.
A Prova Nacional de Acesso tem data prevista para o dia 27 de novembro de 2024, sendo que na Madeira terá lugar no Hotel Vidamar, no Funchal.
O Internato Médico é um período de formação médica dos formados em medicina, que contempla duas vertentes: a formação geral, mais genérica, com a duração de um ano, e a formação especializada, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado numa área de especialização, entre quatro a seis anos.
De acordo com o aviso referente ao Procedimento Concursal, “até final de outubro de 2024, será publicado no Diário da República e divulgado na página eletrónica da ACSS, o mapa de vagas para a Formação Geral, bem como o período durante o qual os candidatos devem proceder, em portal eletrónico a disponibilizar para o efeito, à indicação, por ordem de preferência, dos estabelecimentos/serviços de saúde disponíveis para a realização da Formação Geral”.
Já o mapa de vagas da Formação Especializada e respetivos estabelecimentos de colocação será divulgada, na mesma página de Internet, até ao final de outubro de 2025, com informação relativa aos locais e calendário para a realização das escolhas.
No ano passado, e relativamente ao ingresso no internato médico em 2024, a prova nacional de acesso, realizada no Funchal a 29 de novembro, contou com 81 candidatos.