Nos primeiros seis meses de 2024, foram realizados mais de 3.800 atendimentos no Balcão  de Apoio ao Utente, disponível na sede do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM). Os números apurados representam um aumento de 4% relativamente ao período homólogo.

 

Tempo de leitura: 01min35seg

 

Constata-se ainda que em média foram realizados 647 atendimentos por mês, o que corresponde a 29 atendimentos por dia. O atendimento presencial continua a ser o mais solicitado por parte dos utentes, representado cerca de 86%, seguido do atendimento via telefone, com 12%, e o contacto via correio eletrónico, apenas 2%.

 

As funções fundamentais deste Balcão envolvem o atendimento sobre questões relacionadas com os vários programas de saúde, disponibilizados pelo Governo Regional, através deste Instituto, nomeadamente o Programa "+ Visão Sénior", Programa "+Visão Crianças e Jovens", Programa "Kit Bebé", o Programa para a Promoção de uma Gestação Saudável, e o Programa “Mais Sorriso”.

 

Além disso, através do Balcão do Utente é disponibilizado ainda apoio aos beneficiários do subsistema de saúde ADSE e do Serviço Regional de Saúde, como o acesso ao histórico das despesas de saúde, a atualização dos dados pessoais, entre outros.

 

O Balcão de Apoio ao Utente está disponível de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 16h00, e não necessita de agendamento prévio.