Decorreu esta terça-feira, 06 de agosto, a cerimónia de assinatura de contratos de investimento para a expansão, desenvolvimento e melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados, na tipologia de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, ao abrigo do PRR, entre o Governo Regional da Madeira, através do IASAÚDE, IP-RAM e o Instituto São João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

O valor do investimento ascende aos cerca de 5 milhões de euros, e visa a realização de projetos de construção de raiz, ampliação e/ou remodelação de infraestruturas, nas diferentes tipologias de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, designadamente, Residências de Apoio Máximo, Residências Autónomas e Residências de Treino de Autonomia, num total de 128 lugares.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o qual destacou que este investimento é uma consequência inevitável da necessidade de tornar a capacidade de resposta mais eficaz para a questão do envelhecimento, da longevidade e para a área da saúde mental. “O fundamental neste momento é fazer a concretização de todos estes avisos até ao fim de dezembro”, afirmou Miguel Albuquerque.

Também Eduardo Lemos, Diretor da Casa de Saúde São João de Deus, sublinhou a importância da aposta significativa do Governo Regional na área da saúde mental, afirmando que os a concretização dos projetos ficará concluída em 2025, e “serão estruturantes para o desenvolvimento da saúde mental na Região, resultando na melhoria da qualidade de vida destas pessoas”.

Estes apoios financeiros são atribuídos pelo IASAÚDE, IP-RAM, na qualidade de beneficiário final (BF), sob coordenação do IDR, IP-RAM, na qualidade de beneficiário intermediário (BI) e da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, responsável nacional pela gestão dos fundos do PRR.

A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos e do Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, assim como de dirigentes da saúde, entre outras entidades.

Fig. 1: Dirigente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, na cerimónia de assinatura de contratos.