O Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE, IP-RAM) tem vindo a reforçar o investimento nos cuidados de saúde prestados aos beneficiários do Serviço Regional de Saúde (SRS).
Tempo de leitura: 1min17seg
Um desses cuidados é na área da estomatologia, em particular na colocação de próteses dentárias, dispositivos orais que substituem os dentes perdidos e contribuem para a recuperação e melhoria da função mastigatória.
O Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, salienta que “a saúde oral é uma das áreas que têm merecido uma atenção particular nas políticas de saúde, existindo respostas diferenciadas para problemas distintos, que passam pela comparticipação das despesas dos cuidados de saúde na área da medicina dentária, mas também pela implementação de outras medidas”. A este propósito dá o exemplo do programa ‘+Sorriso’, destinado a Crianças e Jovens, dos 10 aos 16 anos (inclusive).
De referir que, ao nível das próteses estomatológicas, foram investidos mais de 224 mil euros, no 1.º semestre de 2024, no âmbito dos reembolsos. Este apoio aos beneficiários do SRS possibilitou a colocação de 4.706 próteses.