Em 2023, cerca de 1.050 residentes da Região Autónoma da Madeira beneficiaram do Programa “+Visão Seniores”. O Programa, implementado em outubro de 2019 pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), registou um aumento do número de beneficiários de 42% face ao ano anterior.
“O Programa “+Visão Seniores” tem como objetivo reforçar o apoio e o compromisso do Governo Regional com a população da Madeira e do Porto Santo, numa faixa etária acima dos 65 anos”, destaca Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM. “O crescimento do número de beneficiários do “+Visão Seniores” verificado no ano transato reflete a aposta assertiva do executivo madeirense em alargar as condições do programa, alteração que foi realizada no último quadrimestre de 2022, a um maior número de beneficiários, através da inclusão dos pensionistas que auferem pensão inferior a 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais – IAS e também dos beneficiários dos subsistemas ADSE, SAD-PSP, SAD-GNR e SAD-ADM”, afirma o dirigente.
Tempo de leitura: 02min03seg
O Programa “+Visão Seniores” permite a comparticipação imediata, no valor de 150€, na aquisição de óculos graduados (lentes e/ou aros) a pensionistas com idade igual ou superior a 65 anos, que aufiram pensão inferior ao equivalente a 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais - IAS, atualmente fixado nos 763,89€.
Em termos globais, entre outubro de 2019 e 2023, esta medida já beneficiou mais de 2.800 residentes.
Atualmente, o Programa “+Visão Seniores” conta com 12 óticas aderentes, totalizando 28 lojas distribuídas por vários concelhos da Região. A lista pode ser consultada no site institucional do IASAÚDE, IP-RAM, www.iasaude.pt.