O Serviço de Reembolsos das Despesas de Saúde localizado no Centro de Saúde do concelho da Ribeira Brava celebrou, no dia 03 de fevereiro, o seu terceiro ano de funcionamento. Este foi o primeiro balcão de reembolsos instalado fora do concelho do Funchal, medida implementada pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM).

 

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O Presidente do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, Bruno Freitas, nota que “a disponibilização destes postos de reembolsos das despesas de saúde nos centros de saúde concelhios veio facilitar o acesso da população a este serviço. Além disso, veio carregado de benefícios: é um serviço de proximidade, sem filas de espera e mais personalizado”.

 

A descentralização dos postos de reembolsos pelos vários concelhos da RAM (à exceção do Funchal), desde fevereiro de 2021, já permitiu contabilizar mais de 2.600 novos utentes no Serviço Regional de Saúde, dos quais 630 foram no concelho da Ribeira Brava. Salomé Portugal visitou este serviço de descentralização pela primeira vez. “É a primeira vez que venho aqui [ao Centro de Saúde da Ribeira Brava] para entregar as nossas despesas de saúde. Eu vi um cartaz no Centro de Saúde do Campanário e decidi fazer a marcação online. O processo foi bastante acessível”, informou a residente na freguesia do Campanário.

 

Também Ana Gonçalves, utente do concelho da Ribeira Brava, aposta no agendamento online. “Venho cá há pouco tempo. Quando me falaram deste serviço, comecei a seguir as redes sociais do IASAÚDE, IP-RAM porque há um link no Instagram e é dessa forma faço o agendamento mais rápido. Venho aqui ao Centro de Saúde e sou atendida num instante”.

 

A descentralização dos postos de reembolsos pelos vários concelhos da Região, implementada em fevereiro de 2021, já permitiu o atendimento de mais de 22 mil cidadãos inscritos no Serviço Regional de Saúde até à data. Desde o arranque deste serviço na Ribeira Brava, foram registados mais de 4.300 atendimentos no concelho. 

 

Relativamente ao serviço de descentralização do posto de reembolsos, os profissionais do IASAÚDE, IP-RAM notam grande satisfação por parte dos utentes. “Venho prestar este serviço à Ribeira Brava desde que abriu, e noto que o grau de satisfação aumentou relativamente ao serviço que o IASAÚDE presta, exatamente porque houve esta descentralização. Noto principalmente pelas pessoas com mais idade que, através deste serviço, estão perto das suas residências e basta uma chamada para virem até cá, ao Centro de Saúde, entregar as suas despesas para receberem posteriormente o reembolso”, adianta Lília Silva, profissional do IASAÚDE, IP-RAM.

 

Lília Dantas, profissional do IASAÚDE, IP-RAM, revela que os "utentes mostram-se muitos satisfeitos com a descentralização do serviço de reembolsos"

 

 

Filomena Cardoso, utente do concelho da Ribeira Brava, afirma que “isto foi das melhores coisas que fizeram pelos concelhos e por nós! No Funchal, nós víamos as pessoas a trabalhar muito, mas o número de utentes era muito maior. A Madeira estava concentrada ali. Eu vivo a 200 metros do Centro de Saúde da Ribeira Brava. Faço a marcação por telefone, sou atendida assim que chego e o serviço é ótimo e muito rápido”.

 

 

Filomena Cardoso é uma das utentes que utiliza o posto de reembolsos no concelho da Ribeira Brava

 

 

Relativamente ao número de processos, desde a abertura do serviço na Ribeira Brava, até à data, foram contabilizados cerca de 11.752 processos para efeitos de reembolso.

 

Para aceder a um destes onze postos de proximidade distribuídos pela RAM, o IASAÚDE, IP-RAM aconselha a marcação prévia através do contacto 291 212 370 ou online, através do site www.iasaude.pt.