Um total de 5.567 atendimentos foram realizados, no segundo semestre de 2023, pelos serviços de Balcão de Apoio ao Utente e Balcão do Prestador, ambos disponíveis no edifício sede do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM). Tratam-se de dois espaços dedicados ao atendimento personalizado dos utentes do SRS-Madeira e das entidades do Sistema Regional de Saúde, com acordos de facturação, cooperação, convenções e prestadores aderentes aos programas de saúde.
Dos atendimentos realizados, 53% correspondem a pedidos de informação dos utentes no âmbito do Serviço Regional de Saúde, 33% recaem sobre pedidos de esclarecimentos de entidades prestadoras do Sistema Regional de Saúde e 14% relacionados com outros assuntos, nomeadamente, os diferentes Programas de Saúde disponíveis (“Kit Bebé”, “+Visão Seniores” e “+Visão Crianças e Jovens”) e ainda atualização de dados.
“O Balcão de Apoio ao Utente e o Balcão do Prestador tem permitido reforçar e consolidar a proximidade com os utentes do Sistema Regional de Saúde e com os nossos parceiros, através de um acompanhamento personalizado” , refere Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, “são serviços que contribuem também para a disseminação de informação e o fortalecimento das relações institucionais, este último no caso do Balcão do Prestador, sendo sempre o nosso objetivo criar condições para a prestação de um serviço eficiente, diferenciado que cubra as necessidades dos utentes.”
Relativamente à via de atendimento/contacto preferencial, os dados indicam que o atendimento presencial detém o valor mais alto, 63,8% do total, seguindo-se o atendimento via correio eletrónico (18,4%) e contacto telefónico (17,8%). Os números revelam ainda uma média de 927 atendimentos por mês.