Os medicamentos genéricos constituem uma alternativa mais barata ao medicamento de referência, contribuindo simultaneamente para uma maior acessibilidade ao medicamento e, desta forma, para melhores cuidados de saúde à população.

 

Aliado a este fator, reconhecemos também o potencial de poupança que resulta de uma maior utilização destes medicamentos, tanto para o utente como para o Sistema Regional de Saúde. São várias as medidas implementadas com vista à promoção deste mercado, bem como uma maior monitorização e disponibilização de informação junto dos profissionais de saúde e cidadãos – que têm a mesma eficácia, segurança e qualidade que os originais.

 

Como resultado, a quota de utilização destes medicamentos é de 43,6% na Região Autónoma da Madeira – representando, assim, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação a 2017. No entanto, apesar deste aumento, geograficamente é um número pouco acentuado quando comparado a nível nacional, cuja quota de mercado é de 51,2%, ou até mesmo com outros países europeus, nomeadamente a Alemanha (83%) e o Reino Unido (85%).

 

Foi com base nesta análise que o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) lançou a campanha de comunicação sob o mote “Comparticipação de Medicamentos – Literacia em Saúde e Sustentabilidade do SRS”.

 

Para além de promover a literacia em saúde e sensibilizar os utentes para a correta e adequada toma de medicamentos, esta campanha tem como objetivo consciencializar os utentes para a segurança e eficácia igualitária dos medicamentos genéricos.

 

O Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, adiantou que “a escolha do genérico não constitui apenas uma decisão individual, mas também uma responsabilidade efetiva, a qual irá permitir a otimização de recursos, a sustentabilidade do Sistema Regional de Saúde e a libertação de recursos para a financiamento da inovação”.