Indesejada liderança no ranking europeu
A Casa de Saúde São João de Deus no Funchal está a organizar, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a II Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira. A iniciativa pretende assinalar de forma comemorativa e de ação o Dia Mundial da Saúde Mental, sendo que estudos da Direção Geral de Saúde mostram que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. A incidência e a prevalência de consumo excessivo de álcool, o uso de drogas, as dificuldades económicas e o elevado índice de desemprego ajudam, de acordo com a organização, a explicar esta realidade.
Os trabalhos iniciaram-se já ontem, tendo como oradores Luís Filipe, Manuel Gazina, Tatiana Morna, Aires Gameiro, Jaime Vasconcelos, Roberto Aguiar, Ana Paula Reis, Ricardo Teixeira, Jorge Araújo, Orlando Sousa e Isabel Rodrigues.
Hoje, decorrerá o segundo e último dia, iniciando-se pelas 09h30, com uma conferência que terá como moderadora Carla Mendonça. Ao longo da manhã, irão intervir também João Goulão, Mário Ávila, Alexandre Rebelo, Diogo Mota e Manuel Freitas. Já no período da tarde, a partir das 15h00, serão preletores Teotónio Jesus, Lícinio Santos, Fernando Mora, Sérgio Lima, Nélson Carvalho, Isabel Fragoeiro e Luísa Gonçalves, com final da sessão às 17h30.
Fonte: Jornal da Madeira