No primeiro trimestre de 2023, o serviço de reembolsos do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) registou um tempo médio de espera de 3 minutos no atendimento aos utentes do Serviço Regional de Saúde. Dados apurados no âmbito dos atendimentos realizados no edifício sede deste Instituto e nos postos de reembolso localizados nos concelhos da RAM.
Os utentes mostram-se satisfeitos com a celeridade e eficiência do serviço que apresenta, atualmente, um tempo de espera quase inexistente, conforme destacou Nelson Gonçalves, utente do SRS-Madeira, no concelho do Funchal, “é um serviço rápido e fluido, entre o tempo de chegada e de atendimento passam escassos minutos, o que é uma mais valia para poder gerir o dia a dia.” Por sua vez, Dinarte Fernandes, utente residente no concelho de Santa Cruz, refere, “sou sempre rapidamente atendido quando venho ao serviço de reembolsos aqui em Santa Cruz, foi uma grande melhoria termos os reembolsos no concelho. Fica perto de casa e é prático.”
A “descentralização do serviço de reembolsos, implementada em 2021, e o serviço de agendamento tem contribuído para a distribuição proporcional do número de atendimentos realizados quer nos serviços centrais do IASAÚDE, IP-RAM quer nos diferentes concelhos da Região”, adianta Rubina Silva, Vice-presidente do IASAÚDE, IP-RAM, “o que se reflete na diminuição do tempo médio de espera dos utentes e na melhoria da qualidade do serviço prestado, tornando-o mais próximo e organizado”, finaliza.
Os números indicam que nas localidades de Santana e de São Vicente o tempo de espera é nulo, sendo que no Funchal e em Machico, lugares com maior afluência, o tempo médio de espera registado é de cinco minutos.
Entre janeiro e março deste ano foram realizados 13.519 atendimentos no âmbito do serviço de reembolsos do IASAÚDE, IP-RAM, 82% dos quais no edifício sede do IASAÚDE, IP-RAM, no concelho do Funchal.