Durante o primeiro ano de funcionamento, mais de mil crianças e jovens da Madeira e do Porto Santo beneficiaram do Programa de Saúde “+Visão Crianças e Jovens”, na aquisição de óculos graduados (aros e/ou lentes), representando um apoio global no valor superior a 160 mil euros.

Os dados indicam que 46% dos beneficiários correspondem a crianças entre os 08 e os 12 anos. No que diz respeito à distribuição global da comparticipação, a aquisição de lentes graduadas arrecadou 70% do apoio e os restantes 30% foram concedidos para a aquisição de aros.

O Programa de Saúde “+Visão Crianças e Jovens” foi implementado em fevereiro de 2022 pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), com o objetivo de reforçar o apoio às famílias da Madeira e do Porto Santo. Esta medida permite usufruir da comparticipação imediata no valor de 150€ na aquisição de óculos graduados (aros e/ou lentes), com prescrição médica, para crianças e jovens entre os 0 e os 14 anos.

O Programa “+Visão Crianças e Jovens” conta com 10 ópticas aderentes em vários concelhos da RAM, a lista pode ser consultada no site institucional do IASAÚDE, IP-RAM, www.iasaude.pt.