São mais de uma centena os médicos que entre 2021 e 2022 aderiram à convenção estabelecida entre a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e o Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Médicos, como representante dos médicos aderentes, após a respetiva revisão, em outubro de 2020.

 

Os dados indicam que 33% dos novos médicos convencionados pertencem à especialidade de Medicina Geral e Familiar, seguida da especialidade de Medicina Interna, com 9% e Cirurgia Geral e Nefrologia, ambas com 5%.

 

Com a revisão da convenção ficou assente o apoio, através de comparticipação ou de reembolso, das despesas de saúde dos utentes do SRS-Madeira, no recurso à medicina privada, no que diz respeito a consultas médicas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e outros atos médico-cirúrgicos, desde que realizados por médicos aderentes à convenção.

 

Desta forma, o documento em causa permite salvaguardar o princípio da complementaridade entre o serviço público regional e a medicina privada para garantia de uma resposta integrada, de qualidade e em tempo útil às necessidades dos utentes do Serviço Regional de Saúde da Região.

 

Até novembro de 2022, o Sistema Regional de Saúde detinha um total de 610 médicos convencionados. A lista pode ser consultada no site institucional do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, www.iasaude.pt.