O Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), reforça o apoio na área da saúde mental, através da aprovação da celebração de um contrato-programa com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, para a atribuição de um apoio financeiro no valor total de 15 mil euros.

 

Este apoio visa contribuir para o desenvolvimento e continuidade do projeto “Apoiar na Demência”, que consiste na promoção da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, informais e formais, prestando-lhes apoio, nomeadamente na estimulação cognitiva, acompanhamento psicológico, formação, entre outras atividades, bem como consciencializar a comunidade com o objetivo de reduzir o desconhecimento e o estigma associados à demência. Desta forma, é, ao mesmo tempo, reforçada a parceria público-privada existente e, consequentemente, a resposta do Sistema Regional de Saúde face a esta problemática.

 

No presente ano, foram já atribuídos mais de 67 mil euros em apoios financeiros para as áreas da saúde mental, doenças infectocontagiosas e doença autoimune, através da celebração de contratos-programa.