Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE) participou na 11ª edição do exercício “CIBER PERSEU”, organizado a nível nacional pelo Exército Português, com o objetivo de adquirir e fortalecer as competências necessárias para identificar, desenvolver e consolidar eventuais procedimentos como resposta a incidentes reais de cibersegurança a nível regional e nacional.

Durante o exercício, e através de simulacros, os participantes depararam-se com diversos incidentes, designadamente, falha no fornecimento de energia, roubo de credenciais, “phishing”, entre outros, que permitiram calcular o grau de preparação e maturidade das entidades face a estas situações. Paralelamente, a nível regional, os participantes recorreram a uma plataforma de gestão de cibersegurança para registar, monitorizar e reportar os ciberincidentes, bem como as conclusões apreendidas no decorrer dos exercícios. Através desta ferramenta, desenvolvida em 2018 por uma equipa multidisciplinar de profissionais do setor público da RAM, da qual faz parte o IASAÚDE, é possível analisar as vulnerabilidades, identificar os riscos e a capacidade de resposta, uma vez que são testados diversos procedimentos, nomeadamente, no âmbito da administração pública regional.

O exercício CIBER PERSEU 2022 foi composto por cinco missões, tendo o IASAÚDE participado na MS04 – Ciber ataque ao setor publico e privado.

Na RAM, esta iniciativa, liderada pela Secretaria Regional das Finanças, através da DRI – Direção Regional de Informática, conta com a participação de diversas entidades do setor público e privado regional, o que contribui para a criação de um conjunto de respostas concertadas dos diferentes participantes.

No âmbito da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, para além do IASAÚDE, participaram no “CIBER PERSEU” 2022, elementos da Proteção Civil e do SESARAM, à semelhança das edições anteriores.