Nos primeiros seis meses de 2022, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE) realizou o pagamento de mais de 1,2 milhões de euros referente a atos/técnicas/tratamentos na área da Medicina Física e de Reabilitação (MFR).

Este apoio surge, por um lado, através dos acordos de facturação existentes com prestadores da área da MFR. Os dados do primeiro semestre deste ano indicam que 88% do valor apurado corresponde ao pagamento efetuado no âmbito das parcerias público-privadas, entre o Governo Regional da Madeira, através do IASAÚDE, e diversos prestadores da RAM. Neste período foram então contabilizadas um total de 9.347 requisições, o que corresponde a 2.984 beneficiários do SRS assistidos ao abrigo dos acordos de facturação estabelecidos. Atualmente, existem oito prestadores de MFR com acordo de facturação. A lista pode ser consultada através do site institucional do IASAÚDE (www.iasaude.pt).

Por outro lado, o apoio para a realização atos/técnicas/tratamentos na área da Medicina Física e de Reabilitação surge também através do reembolso das despesas de saúde desta mesma área. Desta forma, foram cerca de 92.000 os processos (atos) pagos, num valor total de 148.502,77€.