Um ano após à implementação da descentralização do serviço de reembolsos por todos os concelhos da RAM, os utentes do Serviço Regional de Saúde mostram-se satisfeitos com esta medida. Uma iniciativa do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE) muito bem acolhida pelos cidadãos.

A proximidade, rapidez e qualidade no atendimento são os pontos fortes apontados. “Através deste serviço tudo é mais próximo, fazemos a marcação pelo site ou pelo telefone e o atendimento é rápido. É uma vantagem para os residentes, pois não temos que nos deslocar ao Funchal”, refere Daniela Silva, utente residente no concelho da Ponta do Sol.

O Presidente do IASAÚDE, Bruno Freitas, afirma que “com a descentralização do serviço de reembolsos estamos mais próximos da população, estamos presentes em cada concelho reforçando o nosso compromisso em garantir um serviço de qualidade e adequado às necessidades de cada utente.

Durante os primeiros seis meses de 2022, 549 novos utentes inscreveram-se no SRS através dos serviços de reembolsos nas localidades fora do Funchal, cabendo ao concelho da Ribeira Brava a maior percentagem com 22,8% de inscritos, o que reflete a elevada procura por este serviço e satisfação geral por parte dos utentes dos diferentes concelhos da RAM. A descentralização do serviço de reembolsos permite ainda um atendimento mais eficiente nos serviços centrais do IASAÚDE no Funchal, mais organizado e sem filas”, reforçou.

No primeiro semestre deste ano foram realizados 4.614 atendimentos fora do concelho do Funchal, 17% dos quais no concelho de Câmara de Lobos, seguido dos concelhos de Santa Cruz com 16% e Ribeira Brava com 16%. Lúcia Santos, utente do concelho da Câmara de Lobos, quando questionada sobre a sua opinião a propósito do serviço de reembolsos nos concelhos, refere: “É muito bom, principalmente para quem não pode se dirigir ao centro do Funchal.” Por sua vez, Regina Pestana, utente do concelho da Ponta do Sol, salienta a possibilidade em conciliar a rotina profissional com a deslocação ao serviço de reembolsos do seu concelho, “É muito melhor aqui (Ponta do Sol) porque facilita o dia a dia de trabalho, e assim posso fazer a entrega dos documentos.”

O Serviço de Reembolsos está disponível em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, em dias específicos e mediante marcação prévia, através do site institucional do IASAÚDE (www.iasaude.pt) ou através do contacto 291 212 370.