Durante os primeiros seis meses de 2022, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE) realizou o pagamento de mais de 1,5 milhões de euros, mais precisamente 1.558.779,55€, no âmbito do reembolso das despesas de saúde aos beneficiários do Serviço Regional de Saúde.

Os exames de radiologia surgem como sendo os cuidados de saúde que auferiram maior valor de reembolso, representando 23% do valor, enquanto as consultas médicas e a medicina dentária representam 17,1% e 16,8% respetivamente.

Dispondo de vários locais onde podem ser entregues as despesas de saúde para efeitos de reembolso, nomeadamente os serviços centrais do IASAÚDE, IP-RAM e os balcões de reembolso descentralizado existentes em cada um dos concelhos da RAM, os dados do primeiro semestre indicam que são cerca de 167.000 o número de processos (atos) pagos, 80,2% dos quais deram entrada nos serviços da sede do IASAÚDE, no Concelho do Funchal, seguindo-se os Concelhos da Calheta (3,9%) e de Câmara de Lobos (3,5%). Por sua vez, através dos serviços de entrega alternativos – quiosque digital na Loja do Cidadão e o Pré-registo, foram recebidos 32.477 atos para efeitos de reembolso.

A entrega das despesas de saúde para efeitos de reembolso pode ser realizada em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, mediante agendamento prévio através do site institucional do IASAÚDE (www.iasaude.pt) ou através do 291 212 370.