Durante os primeiros três meses de funcionamento do Programa “+Visão Crianças e Jovens”, implementado a 24 de fevereiro deste ano, 323 crianças e jovens madeirenses beneficiaram desta medida, o que representou um apoio de 48.584,40€, durante este período, na aquisição de óculos graduados.

 

Dinamizado pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), o Programa “+Visão Crianças e Jovens” permite às famílias usufruir do apoio de 150€ na aquisição de óculos graduados (aros e lentes graduadas), com prescrição médica, para crianças e jovens entre os 0 e os 14 anos.

Bruno Freitas, Presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE explica, “são as crianças entre os 08 e os 12 anos que mais têm beneficiado deste apoio, representando 46,7% do total de beneficiários, sendo 68,6% do apoio para a aquisição de lentes graduadas, 31,2% para a compra de aros e 0,2% para lentes bifocais”.

Esta medida surge como reforço no apoio às famílias madeirenses, com o objetivo de reduzir as despesas das famílias em pagamentos diretos em saúde, regulando e alargando benefícios adicionais neste setor.

“Esta é uma boa ajuda, o João Lucas tem 13 anos, já usava óculos, mas estava na altura de comprar outros, o apoio serviu para comprar as lentes e uns aros novos”, afirma Lídia Reis, mãe de um jovem beneficiário do Programa “+Visão Crianças e Jovens”.

Por sua vez, Cristina Ferreira, colaboradora de um dos 13 prestadores aderentes ao Programa “+Visão Crianças e Jovens”, revela-nos que “os clientes estão bastante satisfeitos pela ajuda e o procedimento é simples, às vezes um apoio exige muitos documentos, mas neste caso basta a receita, a declaração de inscrição no Centro de Saúde e o resto é tratado aqui na óptica.”

O Programa “+Visão Crianças e Jovens” conta com 13 ópticas aderentes, a lista pode ser consultada em https://apps.iasaude.pt/maisvisao/ .