O Instituto de Administração da Saúde, IP- RAM informou em comunicado que disponibilizou, no edifício sede, um balcão do utente, com o objetivo de "proporcionar uma articulação mais eficaz entre o cidadão e a administração, numa resposta célere às suas diversas situações."

Trata-se de "um serviço destinado a prestar informações sobre os seus direitos, dúvidas e esclarecimentos, no âmbito dos serviços disponibilizados por este Instituto Público", sendo que esta novidade "possibilita a partilha de informação relevante e que permite ajustar essas interações às necessidades de cada utente, disponibilizando uma resposta única e maximizando a eficiência e eficácia do atendimento", refere uma nota enviada à redação.

Segundo o comunicado, as funções primordiais do Balcão do Utente revestem o atendimento sobre questões relacionadas com os vários programas de saúde disponibilizados pelo Governo Regional, nomeadamente, Programa "+ Visão Sénior", Programa "+Visão Crianças e Jovens", Programa "Kit Bebé".

Através do Balcão do Utente é disponibilizado apoio aos beneficiários do subsistema de saúde ADSE e do Serviço Regional de Saúde, nomeadamente:

- acesso ao histórico das despesas de saúde;

- emissão de declarações de complementaridade;

- atualização dos dados pessoais;

- emissão e atualização do cartão de reembolso especial;

- emissão de declaração para o Instituto de Segurança Social para efeitos de concessão de subsídios aos utentes mais carenciados, relativamente a diferentes atos, nomeadamente a aquisição de óculos, aparelhos auditivos, aparelhos terapêuticos, calçado ortopédico, próteses estomatológicas, realização de exames complementares de diagnóstico;

- a emissão de cartões de acesso ao reembolso no âmbito das relações internacionais.

A mesma nota realça que o novo serviço não necessita de agendamento prévio, e está disponível no horário geral de atendimento do IASAÚDE.

 

In “JM-Madeira”