A situação começa a ganhar contornos mais preocupantes. Ontem, a Madeira registou 23 novos casos de covid-19, sendo 17 de transmissão local. Mais de três centenas de casos, mais concretamente 319 estão estudo.

Destes, 303 estão relacionados com casos positivos de transmissão local e os restantes detetados nas operações de vigilância dos aeroportos da Madeira.

A Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid, que anteontem, estava vazia, passou a ter dois doentes, estando outros 11 na Unidade Polivalente. Também 11, é o número de doentes recuperados. Assim, a Madeira conta, atualmente, com 242 casos ativos de covid-19 de um total de 892 já registados até agora. Dos casos ontem assinalados pela Direção Regional de Saúde no relatório sobre a situação epidemiológica na Região, há a referir que dos seis casos importa- dos, dois são provenientes do Reino Unido, dois da Região de Lisboa e Vale do Tejo e dois da Região Norte do país. Dos 17 casos de transmissão local, há dois que estão ainda em investigação. Um deles tem a ver com um doente identificado no contexto do segundo teste de rastreio intra-hospitalar de doentes internados (ver página 4).

Quatro dos 23 casos notificados ontem, são crianças. Destas quatro, três frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal e de Machico. O plano de contingência destes estabelecimentos está já ativo e a investigação continua em curso. Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 19314 chamadas, mais 126 chamadas nas últimas 24 horas.

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1306 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7261 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 113216 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de ontem. O Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM já processou 183947 amostras.

No que diz respeito aos testes de PCR efetuados a passageiros na origem (no continente Português) em laboratórios contratualizados pelo Governo Regional da Madeira, foram já efetuados 43211 testes.

Destes, 180 tiveram resultado positivo, pelo que estas pessoas não viajaram para a região.

303 DO total de 319 casos em estudo, estão relacionados com situações de transmissão local.

4 DOS casos identificados ontem, são crianças.

Nacional

UM surto de covid-19 numa exploração agrícola em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, infetou pelo menos 24 trabalhadores imigrantes, anunciou ontem, o município.

SEIS utentes e funcionários de um lar de idosos na freguesia rural de Ribeira de Nisa, no concelho de Portalegre, estão infetados pela covid-19, disse, ontem, à agência Lusa, o presidente da instituição.

AS associações de comerciantes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) lamentam a manutenção das restrições horárias ao comércio nos dois fins de semana antes do Natal, admitindo que vai “transtornar bastante as expectativas de alguma recuperação” do setor.

A Câmara de Gouveia contesta a classificação de nível de risco muito elevado devido à covid-19, com a qual não estava a contar, atendendo aos relatórios da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

O Presidente da República promulgou o decreto do Governo que regulamenta a prorrogação do estado de emergência entre quarta-feira e 23 de dezembro para contenção da covid-19, cujas principais medidas foram apresentadas no sábado pelo primeiro-ministro.

OS Açores registaram, nas últimas 24 horas, 57 infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, na sequência de 1.467 análises de laboratório e de 3.425 no rastreio de Rabo de Peixe, anunciou a Autoridade de Saúde.

PORTUGAL contabilizou, ontem, mais 87 mortes relacionadas com a covid-19 e 3.834 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS) Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.963 mortes e 322.474 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando ontem ativos 74.456 casos.

Mundo

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, destacou, ontem, o “momento histórico" que vai representar o início da campanha de vacinação contra a doençacovid-19 no Reino Unido, previsto para amanhã, terça-feira. País europeu mais afetado pela crise pandémica (com 61.041 mortos e mais de 1,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo os dados mais recentes), o Reino Unido é o primeiro no mundo a ter autorizado a utilização da vacina anti-covid-19 desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte- americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech e será o primeiro país ocidental a iniciar a sua campanha de vacinação .

A Coreia do Sul elevou, ontem, o alerta de saúde em Seul e na região da capital, para o segundo nível mais elevado, devido ao aumento do número de casos de coronavírus. As autoridades de saúde conseguiram inicialmente conter a epidemia, graças a uma estratégia agressiva de testes e de rastreio dos contágios.

Mas recentemente começaram novamente a aumentar os novos casos, ultrapassando os 500 por dia.

CERCA de cem pessoas foram, ontem, detidas em Atenas por desobediência às medidas impostas pelo Governo para travar a pandemia de covid-19, quando estavam a prestar homenagem a um adolescente morto pela polícia em 2008. O executivo proibiu reuniões com mais de quatro pessoas entre as cinco da manhã e a meia noite de ontem para mitigar o risco de contágio pelo vírus.

A pandemia já provocou, pelo menos, 66.498.750 casos de infeção e 1.529.324 mortes a nível mundial.

Segundo os últimos dados, os países que registaram o maior número de óbitos foram os Estados Unidos (2.527), Brasil (664) e Itália (662).

Por Carla Ribeiro

In “JM-Madeira”