Onze novos casos, sete recuperados, mais dois internados, nenhum nos cuidados intensivos e 133 novas situações que se encontram em estudo.

Esta a informação que salta à vista no relatório da situação epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira, atualizada ontem à noite pela Direção Regional de Saúde. No habitual comunicado, é referido que são, neste momento, 230, os casos ativos, dos quais 44 são importados e identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira. Os outros 186 referem-se a transmissão local. Relativamente à residência de todos os casos ativos, 200 vivem na Região.

Sobre os casos confirmados ontem, a Direção Regional de Saúde assinala o de uma criança que frequenta uma escola no concelho do Funchal e diz que o plano de contingência foi ativado, estando a investigação epidemiológica em curso. A Direção Regional de Saúde destaca ainda dois casos de adultos com atividade profissional num serviço

municipal e num equipamento da área social, nos concelhos de Machico e do Funchal. Os planos de contingência dos estabelecimentos onde trabalham estas pessoas, foram também ativados. Os casos importados são provenientes da Rússia (2), do Reino Unido (1) e da Venezuela (1).

No que toca a pessoas internadas, como já se disse, são onze, mais duas que no dia anterior. Acontece que não há alguém nos cuidados intensivos. Todos os doentes estão na Unidade Polivalente dedicada à doença, no hospital dr. Nélio Mendonça.

Há 133 novas situações que se encontram em estudo, sendo nove provenientes da operação de rastreio no Aeroporto e 124 relacionadas com contactos com casos positivos, reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira).

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos,1284 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7164 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 112742 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 18h30 de ontem.

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 182555.

Ainda no que toca a esta doença, morreram duas pessoas na Madeira desde o início da pandemia.

133

EM estudo, sendo 124 relacionados com contactos locais.

PORTUGAL contabilizou, ontem, mais 73 mortes relacionadas com a covid-19 e 6.087 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.876 mortes e 318.640 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando, ontem, ativos 73.561 casos, menos 151 do que na quinta-feira.

NA Região Autónoma dos Açores foram registados 27 novos casos nas últimas 24 horas, somando 1.149 infeções detetadas e 18 mortos desde o início da pandemia. O Governo dos Açores garantiu que o Serviço de Saúde não está em risco de rutura.

DOIS novos surtos de covid-19 em lares nos concelhos de Évora e Montemor-o-Novo já infetaram com o novo coronavírus um total de 29 pessoas, disse ontem fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

AS Forças Armadas têm neste momento detetados 240 casos de covid-19 no conjunto dos três ramos militares, revelou, em entrevista à agência Lusa, o diretor de saúde militar, João Jácome de Castro.

A administração do Hospital de Santarém suspendeu a realização de testes ao novo coronavírus durante este fim de semana, anunciando que as colheitas serão retomadas amanhã.

DOIS elementos da corporação de Bombeiros Voluntários de Lamego infetados com covid-19 foram instruídos pela direção a não revelarem os contactos pessoais às autoridades de saúde, disse sexta-feira à agência Lusa o subchefe Nuno Moreira.

In “JM-Madeira”