Em apenas quatro dias, os primeiros deste mês de dezembro, a Madeira registou 65 novos casos de covid-19, 61 dos quais de transmissão local.

Ontem, de acordo com o balanço divulgado pela Direção Regional de Saúde, na Região contabilizaram-se mais 32 novos casos positivos.

Trata-se de um caso importado da região norte de Portugal e 31 casos de transmissão local, na sua maioria associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

Cinco casos confirmados dizem respeito a crianças com idades entre 2-16 anos, quatro delas que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal e Machico. Um caso diz respeito a um adulto com atividade profissional no mesmo estabelecimento de ensino do concelho de Machico e há ainda a realçar os contactos de três casos que estão em investigação.

Os dados das autoridades de saúde registam ainda 14 casos de doentes recuperados da covid-19 na Região nas últimas 24 horas, sendo que neste capítulo a RAM contabiliza, no total, desde o início da pandemia, 630 doentes recuperados da doença.

À data, são 226 os casos ativos na Madeira, dos quais 42 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no aeroporto da Madeira e 184 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 28 são não-residentes e 198 são residentes na RAM.

Há ainda o registo de 136 novas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde, oito provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 128 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM, sendo que estão em curso investigações epidemiológicas.

185 chamadas em 24 horas

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 19.025 chamadas, o que equivale a mais 185 chamadas só nas últimas 24 horas.

Quanto aos testes para despiste de covid-19 realizados na RAM, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 111.841 colheitas realizadas até às 18h30 desta sexta-feira.

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 181.370.

Nove pessoas internadas na unidade polivalente dedicada à covid-19

O número de doentes internados na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 do Hospital Dr. Nélio Mendonça disparou nas últimas 24 horas. No passado dia 3 encontravam-se nesta unidade três doentes e um estava na Unidade de Cuidados Intensivos. Ontem, o registo da Direção Regional de Saúde dava conta de nove pessoas internadas nesta unidade dedicada à covid-19. Registo ainda para 27 pessoas que cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 190 em alojamento próprio.

BALANÇO Portugal contabilizava ontem mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.803 mortes e 312.553 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando ativos 73.712 casos.

DECRÉSCIMO O número de novos casos semanais de covid-19 desceu 40% em duas semanas, passando de 45 mil para cerca de 27 mil, revela o relatório do INE ontem divulgado. Segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística, na semana entre 11 e 18 de novembro registaram-se 44.998 novos infetados.

VACINAÇÃO A vacinação contra a covid-19 vai ser assegurada prioritariamente por cerca de 40 mil enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), avançou ontem o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, adiantando que se for

necessário serão reforçados estes recursos. Entretanto a Liga Portuguesa Contra o Cancro lamentou que os doentes oncológicos, sobretudo aqueles com doença ativa, não tenham sido colocados na primeira fase de vacinação.

EMERGÊNCIA O projeto de decreto presidencial que renova o estado de emergência até 23 de dezembro, com uma referência na introdução à sua "previsível" extensão até07 de janeiro, tem conteúdo idêntico ao que está em vigor.

CONTÁGIO Um especialista do Instituto Ricardo Jorge defendeu que reduzir a mobilidade é importante para diminuir os contágios de covid-19, mas mais eficaz é garantir que se mantém o distanciamento de dois metros e se usa máscara.

 

Carla Sousa

In “JM-Madeira”