Seis dos dez casos de transmissão local dizem respeito a crianças com idade até 2 anos, que frequentavam dois infantários, um no concelho do Funchal e um em Câmara de Lobos.

Ontem voltou a ser um dia negro para a Região no que à covid-19 diz respeito. O balanço diário do IASAÚDE dava conta de 23 novos casos positivos do novo coronavírus, 13 importados (quatro do Reino Unido, quatro da Alemanha, três da região de Lisboa e Vale do Tejo, um da Polónia e um da República Checa) e 10 de transmissão local, associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

O IASAÚDE realça que estes estabelecimentos de ensino já se encontravam com planos de contingência ativos por identificação de casos ou contacto com casos positivos, sendo que as autoridades de saúde mantêm o acompanhamento da situação.

 

Outro caso positivo de covid-19 confirmado ontem diz respeito a um profissional do Serviço de Saúde da RAM, EPERAM. A investigação epidemiológica está em curso, tendo sido determinado o isolamento profilático de mais quatro profissionais em dois serviços distintos.

O relatório divulgado ontem pelo IASAÚDE dá ainda conta de 117 novas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde, quatro provenientes da operação de rastreio implementada no aeroporto da Madeira e 113 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24.

88 casos de transmissão local

Atualmente, são 162 os casos ativos na Região, dos quais 74 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no aeroporto da Madeira e 88 são casos de transmissão local.

Relativamente à residência dos casos ativos, 57 são não-residentes e 105 são residentes na RAM, sendo que 36 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 122 em alojamento próprio e quatro pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

890 contactos em vigilância

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 890 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e 10 no Porto Santo.

No que respeita a vigilância de viajantes, 7.906 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades regionais, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

145 chamadas em 24 horas

Quanto aos contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20), totalizam agora 16.819 chamadas, registando-se mais 145 chamadas só nas últimas 24 horas.

Relativamente aos testes para despiste de covid-19 realizados na Região Autónoma da Madeira, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 107.315 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17h30 desta quarta-feira.

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 167.764.

Crianças em isolamento

Sete alunos do pré-escolar da EBS da Calheta/Polo da Ponta do Pargo estão em isolamento profilático. De acordo com a Secretaria Regional da Educação, esta medida decorre do contacto da respetiva educadora com um caso positivo. Entretanto, o infantário ‘O Principezinho’, no Caniço, reabre hoje, depois de todos os testes realizados a crianças e adultos terem resulta- do negativo. A direção administrativa destaca a eficácia do plano de contingência que evitou contágio no interior da escola.

Caso positivo na EPHTM

Uma das colaboradoras da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira testou positivo à covid-19 esta terça-feira. "Hoje, dia 17 de novembro, fomos informados do resultado positivo de covid-19 por parte de uma das nossas colaboradoras.

Trata-se de um caso com origem externa à comunidade escolar. A colaboradora foi dispensada, como medida cautelar, de se apresentar aos seus deveres laborais a partir de 16 de novembro (inclusive)”, revelou a instituição através de uma circular informativa a que o JM teve acesso.

Escola aciona plano

Na sequência do contacto próximo de um aluno da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco com um caso positivo, uma turma de 23 alunos e quatro docentes entraram em regime de aulas não presencial na passada terça-feira. A escola acionou, uma vez mais, o seu plano de contingência e entrou em contacto com a linha SRS-24Madeira.

Nacional

BALANÇO Portugal registou 5.891 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 79 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.632 mortes e 236.015 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando ativos 78.641 casos, mais 1.555 do que na terça-feira.

FÉRIAS Os profissionais de saúde deverão ter de alterar os seus planos de férias previstos para o Natal e Ano Novo devido à evolução da pandemia de covid-19, admitiu ontem a ministra da Saúde. “Muito provavelmente terá de haver, em função da situação epidemiológica que vivemos, alteração de planos de férias de 2020, como já houve no início do ano", disse Marta Temido.

Mundo

INFEÇÕES O Reino Unido registou 19.609 infeções pelo novo coronavírus, o número mais baixo desde 2 de novembro, e 529 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, informou o ministério da Saúde britânico.

EXÉRCITO O Governo suíço anunciou ontem o aumento do apoio militar nos hospitais do país, saturados pela segunda vaga da covid-19, assim como assistência financeira a particulares, empresas e clubes desportivos afetados por dificuldades económicas.

PEDIATRIA Um estudo europeu sobre os efeitos cardiovasculares da infeção pelo novo coronavírus em crianças e adolescentes revelou a existência de uma "síndrome inflamatória multissistémica".

Por Carla Sousa

In “JM-Madeira”