José Câmara e Pedro Berenguer, investigadores do Centro de Química da Madeira (CQM), Irene Camacho, docente da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira (FCV), e Rita Câmara e Susana Oliveira, médicas alergologistas do SESARAM, foram distinguidos com o prémio para melhor artigo publicado em revista indexada em 2019, com trabalho de investigação na área das doenças respiratórias.

O artigo intitulado ‘Determination of potential childhood asthma biomarkers using a powerful methodology based on microextraction by packed sorbent combined with ultra-high pressure liquid chromatography. Eicosanoids as case study’ foi publicado no Jornal of Chromatography A (fator de impacto: 4.049, Q1).

A publicação resultou do trabalho desenvolvido por Pedro Berenguer, no âmbito da sua tese de Mestrado em Bioquímica Aplicada da Universidade da Madeira, sob orientação do clínico José Câmara (CQM) e coorientação da médica Irene Camacho (FCV), e visa a identificação de potenciais biomarcadores para o diagnóstico de asma em crianças, utilizando uma metodologia poderosa baseada na micro extração com adsorvente empacotado combinada com cromatografia líquida de alta pressão. Rita Câmara e Susana Oliveira (SESARAM) são também coautoras do referido artigo.

O prémio, no valor de 5.000 euros, foi atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia com o apoio financeiro da Pfizer, no âmbito do 36.º Congresso de Pneumologia e do 2.º Congresso Luso PALOP de Pneumologia, que se realizou este ano, em formato online, nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

In “JM-Madeira”