A Madeira registou ontem mais seis novos casos positivos de covid-19, todos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no aeroporto da Madeira.

A Madeira registou ontem mais seis novos casos positivos de covid-19. Trata-se de casos importados, nomeadamente dois do Reino Unido, dois da Escócia, um da Bélgica e um da Venezuela.

Contas feitas, são 106 os casos ativos, dos quais 100 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no aeroporto da Madeira e seis são casos de transmissão local. Nota para o facto de ontem, de acordo com o relatório diário divulgado pelo IASAÚDE, a Madeira contabilizar oito novos casos de doentes recuperados. Destaque também para o facto de neste momento a Unidade Polivalente dedicada à covid-19, situada no Hospital Dr. Mendonça, não registar qualque paciente. Relativamente ao isolamento dos  casos positivos, 59 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 47 em alojamento próprio.

À data, 19.537 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 8.983 das quais estão em vigilância ativa.

Em relação aos contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20), totalizam 13.743, mais 51 chamadas nas últimas 24 horas. Já o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2.304, com 190 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo há a reportar um total cumulativo de 85.043 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 18h30 desta sexta-feira

16 DIAS 88 novas infeções só em outubro

 Nos primeiros 16 dias deste mês de outubro, a Madeira registou 88 novos casos de covid-19.

Até ao primeiro dia do mês, tinham sido contabilizadas na Região 1.688 notificações de casos suspeitos de infeção pe lo novo coronavírus, dos quais 1.460 não se haviam confirmado.

Ontem, ao 16.º dia do mês, o número de notificações de casos suspeitos era de 1.770, dos quais 1.460 não se confirmaram.

43 doentes recuperados em 16 dias

 Apesar de o número de infeções estar a aumentar na Região Autónoma da Madeira, nota positiva para o número de doentes que se recuperam da covid-19 em território regional.

Durante estes primeiros 16 dias de outubro, foram reportadas pelo IASAÚDE 43 situações de doentes recuperados deste vírus que virou o mundo do avesso e que continua a deixar a comunidade científica apreensiva.

Vigilância no aeroporto imprescindível

Dos 88 novos casos registados no mês de outubro, apenas dois são de transmissão local, sendo que os restantes são importados, na sua maioria do Reino Unido, do território continental português, Polónia, Venezuela e França, o que reforça a importância das atividades de vigilância implementadas nos aeroportos da Madeira e Porto Santo.

Turista ‘quebra’isolamento e faz disparar alarmes

Uma turista de nacionalidade italiana, recém-chegada, fez disparar ontem os alarmes no Hotel Sirius, localizado no centro da cidade do Funchal, após ter decidido quebrar as  regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde no combate à propagação da covid-19.

A mulher, que chegou à Madeira acompanhada pelo marido durante a noite de quinta-feira, ainda não tinha recebido o resultado do teste realizado após o desembarque no aeroporto da Madeira, mas resolveu abandonar o local de forma furtiva, mesmo depois de ter sido interpelada pelos funcionários.

Depois de se terem apercebido da fuga, os responsáveis do hotel, conforme frisou o gerente Orlando Teixeira,  acionaram o protocolo de segurança e solicitaram rapidamente a intervenção das autoridades, inclusive a PSP.

O ‘passeio’ pela cidade acabou por não durar muito tempo, tendo as autoridades encontrado a turista ao início da tarde desta sexta-feira, que foi posteriormente submetida a um novo teste, de forma a perceber se está ou não infetada com o vírus.

Contactada pelo JM, a Embaixada da Itália em Lisboa afirma que “teve conhecimento da situação" e que a mesma "já se encontra resolvida”, assegurando que continuará a escoltar a situação. Também o embaixador, Carlo Formosa, está a acompanhar a cidadã que “se encontra em confinamento numa estrutura indicada pelas autoridades de saúde locais”, revelou ainda a Embaixada ao Jornal. BN

Carla Sousa

In “JM-Madeira”