Encetou ontem a 7.ª volta do rastreio do cancro da mama que contemplará, até dezembro de 2020, 6 mil e 253 mulheres, entre os 45 e os 69 anos, em todas as freguesias de Câmara de Lobos.
“Este é mais um momento que exemplifica aquilo que tem sido as políticas de saúde regionais na área do rastreio e da prevenção”, frisou Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Proteção Civil, que marcou presença esta quinta-feira na unidade móvel de rastreio, instalada na Praça de Autonomia, no referido concelho.
De referir que a oitava volta do rastreio terá início já em janeiro do próximo ano, em Santa Cruz.
O secretário com a tutela da Saúde aproveitou ainda para deixar uma palavra de agradecimento a todos os profissionais de saúde que estão envolvidos nas ações de rastreio do cancro da mama e, também, à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
2 milhões para vacinação
À margem da visita, Pedro Ramos falou sobre o Programa Regional de Vacinação, um investimento de cerca de 2 milhões de euros - 500 mil euros para a vacinação da gripe e 1 milhão e meio para as novas propostas de vacina do plano extra da vacinação.
O secretário regional recordou ainda que a segunda fase da campanha contra a gripe arranca já no dia 19 de outubro, salientando que esta é uma iniciativa gratuita.
Nesse sentido, aconselhou a população a se dirigir aos centros de saúde das suas freguesias para programar a vacina contra a gripe.
In “JM-Madeira”