A Madeira regista atualmente 69 casos ativos de covid-19, um valor muito próximo do máximo atingido na Região, a 19 de abril, com um total de 73 casos ativos motivando uma cerca sanitária em Câmara de Lobos.
Os números relativos à covid continuam a aumentar na Madeira e ontem foram registados mais seis novos casos. Trata-se de cinco casos importados (dois provenientes da Polónia, um do Reino Unido, um do Senegal e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo) e um caso de transmissão local.
Segundo o relatório do IASAÚDE divulgado ontem, a investigação epidemiológica está em curso desde o início desta sexta-feira, sendo que, à hora do fecho da nossa edição, não foram identificados novos casos positivos entre os contactos do caso de transmissão local.
Há ainda o registo de cinco situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde, três provenientes da operação de rastreio do aeroporto e dois contactos de casos positivos, estando em curso investigações epidemiológicas. Há ainda a contabilizar quatro doentes recuperados de covid-19 na Região.
A Madeira regista, atualmente, 69 casos ativos, dos quais 59 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no aeroporto da Madeira e 10 são de transmissão local. Estes números estão muito próximo do máximo atingido na Região, quando a 19 de abril contabilizava 73 casos ativos. Nesta altura, foi decretada uma cerca sanitária à freguesia de Câmara de Lobos.
Um doente internado
Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 39 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 29 em alojamento próprio e um doente encontra-se internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça.
À data, 14.812 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Região, 7.048 em vigilância ativa.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 13.115, mais 50 chamadas nas últimas 24 horas, e o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2.232, com 183 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto.
Até ao fim do passado dia 1, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM foram processadas 116.841 amostras para teste de PCR.
In “JM-Madeira”