O Serviço de Saúde da Região vai renovar o Portal do SESARAM.

 

O projeto já está em curso, pelo Núcleo de Informática do SESARAM, e o lançamento do novo portal vai ocorrer até ao final deste ano. O objetivo da equipa é “melhorar e disponibilizar uma ferramenta que permita conhecer melhor o Serviço de Saúde da RAM” e as diversas valências que existem para os utentes.

 

Para além disso, e “antevendo uma medicina cada vez mais personalizada, com integração de serviços centrados no doente, o Núcleo de Informática ambiciona endereçar os desafios colocados pela “e-Health” com a continuidade da disponibilização de serviços digitais, o reforço da infraestrutura  e das comunicações, a melhoria dos sistemas de apoio à decisão e a exploração de novas tecnologias que permitam ir de encontro às necessidades dos utentes, cidadãos e profissionais de saúde da RAM”.

 

As informações foram prestadas ao nosso Jornal pelo SESARAM, que foca o trabalho desenvolvido em temos do desenvolvimento tecnológico do Hospital Dr. Nélio Mendonça, que hoje comemora o seu 47.º aniversário. Uma data que é assinalada num momento inédito na Região e no mundo, com a pandemia da covid-19 a marcar o mediatismo da saúde. Mas, ao longo dos seus 47 anos de existência, a infraestrutura tem tido um papel fundamental na vida dos madeirenses.

 

A par de todo o investimento feito ao longo dos anos nos recursos humanos e equipamentos de ponta nas mais diversas especialidades, o Hospital Dr. Nélio Mendonça tem sofrido uma verdadeira revolução tecnológica, com vários serviços a garantirem não só a informação em rede, entre os diversos departamentos, bem como a gestão de serviços e comunicação com os utentes de forma célere. Várias pessoas estão nos ‘bastidores’ destas operações, que são explicadas ao JM pelo SESARAM.

 

O Núcleo de Informática do SESARAM é o serviço de apoio à gestão responsável pela área das tecnologias de informação e comunicação. Conta com “uma equipa de profissionais especializados, com elevada competência e vasta experiência, composta por 38 elementos, entre especialistas e técnicos, com média de idades de 41 anos, que diariamente asseguram a resposta técnica às necessidades dos serviços”.

 

De referir que o Núcleo de Informática apresenta propostas para a melhoria contínua dos três principais campos de atuação, que são as áreas de Infraestruturas e Comunicações, Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Operações e Suporte. Isso visando a automatização dos processos manuais para aumento da eficiência dos serviços, a maximização dos recursos existentes e a redução de custos.

 

Essas três unidades são supervisionadas pela Direção do SESARAM, “que apoia a definição de políticas e objetivos, elabora estudos, efetua o planeamento de atividades para a melhoria ou reestruturação dos sistemas, gere orçamentos, analisa propostas, emite pareceres técnicos, promove a segurança informática, orienta a equipa técnica e propõe oportunidades de formação pertinentes considerando os projetos a desenvolver”.

 

De referir que as atividades da área de Infraestruturas e Comunicações incluem a gestão dos centros de dados, a administração dos sistemas centrais e de suporte às aplicações e aos serviços, a gestão das infraestruturas de armazenamento e a administração da rede informática nas componentes de serviços e comunicações.

 

Garante ainda a gestão do sistema de telecomunicações, das infraestruturas de segurança da rede e implementam projetos de redes de comunicações integrados com outros serviços públicos, privados e organismos da Administração Pública.

 

Já a unidade de Desenvolvimento de Sistemas de Informação “é a responsável pelas soluções de software. As atividades realizadas 3 incluem a gestão do ecossistema aplicacional desde o levantamento de requisitos até à produção e manutenção de aplicações clínicas, aplicações de apoio à gestão e logística, sistemas de apoio à decisão e ainda do Portal do SESARAM e do Portal do Utente. O desenvolvimento de processos e mecanismos de interoperabilidade entre as aplicações do SESARAM e entre estas e outras aplicações de âmbito regional, nacional e internacional é, igualmente, realizado por esta equipa”.

 

Por outro lado, a gestão do parque informático do SESARAM, distribuído por todos os concelhos da RAM nos hospitais, centros de saúde e unidades específicas, está a cargo da equipa afeta à área de Operações e Suporte, cujas atividades incluem, também, o apoio técnico aos utilizadores, a manutenção e reparação dos equipamentos informáticos e de telecomunicações, a gestão de capacidades que permite assegurar a disponibilidade de equipamentos e componentes, a logística, a  disponibilização de documentação necessária às operações e suporte técnico e o registo de intervenções técnicas.

 

In "JM-Madeira"