A Linha SRS24 Madeira (800 24 24 20), que está sob a tutela do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC)¸ conta já com mais de 11.000 atendimentos, desde que foi criada em finais de janeiro deste ano.

 

Na linha estão profissionais de saúde que "desempenham um papel de aconselhamento e acompanhamento especializado aos cidadãos perante um problema de saúde não urgente relacionado com a pandemia covid-19", revelou o SRPC.

 

Esta linha está instalada no Comando Regional de Operações de Socorro, onde é coordenado todo o socorro na Região.

 

Mais um caso ativo

 

A Madeira regista mais um novo caso positivo de covid-19, contabilizando agora um total cumulativo de 136 casos confirmados.

 

Há também um caso recuperado, totalizando assim 107 recuperados e 29 casos de infeção ativos.

 

De acordo com o comunicado diário do IASAÚDE divulgado ontem, foi ainda identificada uma situação que se encontra em análise pelas autoridades de saúde. Trata-se de um viajante identificado na operação de rastreio em curso no aeroporto da Madeira, que se encontrava em acompanhamento pelas autoridades de saúde. Análises laboratoriais e uma investigação epidemiológica estão em curso.

 

Casos importados

 

Os 29 casos ativos consistem em 28 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no aeroporto da Madeira e um caso de transmissão local. 23 pessoas cumprem isolamento numaunidade hoteleira dedicada, três em alojamento próprio, duas hospitalizadas na Unidade de Internamento Polivalente e uma permanece na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada.

 

Laboratório do Porto com capacidade esgotada

 

O laboratório ADC Porto Ocidental, com o qual o Governo Regional tem protocolo para a realização de teste na origem, esgotou a capacidade de realização de testes para os voos deste mês e atingiu já a capacidade máxima para voos da primeira quinzena de setembro.

 

Esta foi a informação obtida, de forma automática, por uma madeirense que pretende viajar para a Madeira a partir do Porto e como tal tentou marcar o teste com a devida antecedência.

 

"Não está assegurada capacidade para realizar testes na segunda quinzena de setembro. Não realizamos testes a partir do dia 11 de setembro (últimos voos a14 de setembro). Não será possível agendar testes para estes voos", adianta o laboratório na mesma comunicação automática.                                                                 

 

Carla Sousa e Paulo Graça

 

In “JM-Madeira”