A Madeira registava, ontem, cinco casos ativos de covid-19, tendo o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) referido que mais duas pessoas foram consideradas recuperadas, desde a última atualização, no sábado.

 

De acordo com as informações adiantadas pelo IASAÚDE, no habitual boletim de atualização da situação epidemiológica na Região, mantinham-se assim ativos apenas cinco casos, elevando para 85 o número total de recuperados. Os doentes permanecem sem necessidade de cuidados hospitalares, acrescentou o instituto no comunicado enviado às redações e publicado no seu sítio oficial na internet.

 

A informação adiantava que, dos dois novos casos recuperados, um é residente no concelho da Ponta do Sol e o outro do município de Câmara de Lobos.

 

Ainda de acordo com as informações atualizadas pelo IASAÚDE, 653 pessoas continuavam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde nos vários concelhos da Região, sendo que 376 permaneciam em vigilância ativa, e as restantes 277 em autovigilância.

 

O IASAÚDE indicou também que, até ontem, haviam sido notificados, na Madeira, 1.543 casos suspeitos, dos quais 1.453 acabaram por ser negativos. No dia de ontem não foram registados quaisquer novos casos suspeitos.

 

Mais 191 pessoas testadas

 

Em matéria de realização de testes de despiste para a covid-19, o IASAÚDE referiu ainda que o Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) havia processado, até ontem, 17.188 amostras, abrangendo um universo de 15.634 pessoas.

 

Em relação ao dia anterior, tinham sido processadas mais 238 amostras, e testadas mais 191 pessoas.

 

Linhas de atendimento

 

Sobre as linhas de atendimento criadas no âmbito do plano de contingência para a covid-19, o IASAÚDE reportava ontem, no mesmo comunicado, que o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico registava um total de 1.182, mais sete que no dia anterior, mantendo-se, contudo, as 136 pessoas em acompanhamento pelos profissionais do instituto.

 

Quanto à linha SRS24, ontem foi sinalizado que haviam sido registadas mais 14 chamadas durante as 24 horas anteriores, elevando o número de contactos para esta linha para um total de 8.336 atendimentos desde o início da implementação do plano de contingência, em março último.

 

Doente da região Centro também recuperado

 

Além dos dois doentes residentes na Região dados como recuperados, também o último caso positivo identificado no passado dia 1 de junho, no Aeroporto da Madeira, mas que estava contabilizado na região Centro, foi ontem considerado recuperado, indicou o IASAÚDE.

 

Recorde-se que este doente, que não estava contabilizado na Madeira, mas na região centro do País, chegou à Região Autónoma da Madeira na segunda-feira da semana passada, tendo os testes, à chegada, revelado a infeção pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2.

 

Desde que foi identificado, o paciente permaneceu isolado, numa unidade hoteleira na Região. Entretanto, a investigação epidemiológica do caso esteve a cargo das autoridades de saúde da região centro, em articulação com as autoridades de saúde da Região.

 

Marco Milho

In "JM-Madeira"