Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua escolheu a Madeira para a realização das I Jornadas de Patologia Respiratória e Imunoalergologia para Medicina Familiar - MGF. Um encontro que começou ontem e que deve ficar concluído hoje, no Hotel Vidamar Madeira.

Uma iniciativa com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Ordem dos Médicos, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e Associação Médica de Formação Contínua.

O dirigente desta última, disse, na abertura do encontro, que, depois de ultrapassadas dificuldades dos anos 80, em que nem sempre os médicos especialistas consideravam possível aprender com os de Medicina Geral e Familiar, hoje é certo que todos aprendem com todos.

As Jornadas têm como presidente Raul de Amaral-Marques e reúnem várias dezenas de médicos no Funchal, para ouvirem intervenções e debaterem várias problemáticas, estruturadas nas seguintes comunicações: Pneumologia na Comunidade; DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e a Síndrome de Overlaping; Programa de Tuberculose na RAM; DPOC: a realidade em MGF (Medicina Geral Familiar); O valor da espirometria nas doenças respiratórias: correlação com a clínica; Asma e Rinite Alérgica; Oxigenoterapia e os cuidados domiciliárias; O diagnóstico precoce e os meios de diagnóstico do cancro do pulmão; Experiência de uma consulta de cessação tabágica.

O encontro tem o apoio do Governo Regional da Madeira e da Assembleia Legislativa.

 

Fonte: Diário de Notícias