A consulta de Saúde Inverno é uma situação de exceção e está a vigorar durante o período do Plano de Contingência para a época.

A consulta de Saúde Inverno, criada a 16 de dezembro pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) registou, até 31 de janeiro deste ano, 1349 atendimentos: 490 no Centro de Saúde do Bom Jesus, 441 no de Santo António e 418 no de Câmara de Lobos.
Em 32 dias de atendimento efetivo, regista-se uma média diária de 42 atendimentos no âmbito da consulta complementar, segundo dados a que o JM teve acesso.
A consulta foi disponibilizada a partir do dia 16 de dezembro nos Centros de Saúde do Bom Jesus e de Santo António, das 14 horas às 20 horas, de segunda a sexta, bem como em Câmara de Lobos, das 9 horas às 16 horas, de segunda a sexta, destinada a todos os utentes que necessitam de atendimento pouco urgente. Com um registo superior a 1300 atendimentos, a implementação da consulta complementar tem sido, segundo o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, “merecedora de um 'feedback' positivo por parte dos utentes uma vez que dá resposta às suas necessidades, em harmonia com as normas previstas e com a dinâmica dos Centros dos Saúde”.
Trata-se de uma medida complementar na área da prestação de cuidados de saúde aos utentes da RAM que tem possibilitado uma maior celeridade no atendimento perante uma situação pouco urgente, desviando as situações não urgentes do serviço de urgência.
Esta consulta, recorde-se, está a vigorar em situação de exceção durante o período de ativação do Plano de Contingência para o Inverno. Foi, aliás, criada no âmbito do Plano de Contingência para o Inverno, apresentado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, em vigor desde outubro até abril, o qual integra orientações estratégicas e referenciais para atuação nas instituições do sistema de saúde da RAM.
Ainda no âmbito desta consulta complementar, foi criada uma linha telefónica 'Linha Saúde Inverno', com o número 961186549, para prestar esclarecimento aos utentes que necessitarem de ver respostas para eventuais dúvidas administrativas e/ou saber qual o centro que disponibiliza maior capacidade de resposta no âmbito da consulta complementar.
Esta possibilidade de contacto mantém-se ativa e permite ao utente avaliar a viabilidade de atendimento e qual o Centro de Saúde com maior capacidade de resposta no âmbito da consulta complementar.
O SESARAM aproveita a ocasião para recordar que os utentes que necessitam de ajuda médica não urgente, deverem privilegiar a ida ao centro de saúde da sua área de residência e procurar uma das várias soluções de atendimento já existentes, além da consulta complementar.


Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"