Em apenas 15 dias, o plano de contingência ativado pelo Serviço Regional de Saúde da RAM (SESARAM) já atendeu mais de 250 utentes nos centros de Saúde de Câmara de Lobos, do Bom Jesus e de Santo António.
Na segunda-feira, no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, Pedro Ramos referiu ao JM que “86 utentes” foram devidamente acompanhados naquele centro de saúde, “80 em Santo António e outros 79 no centro de saúde do Bom Jesus”.
Este plano foi criado no âmbito do “plano de contingência” para o Inverno, o qual integra orientações estratégicas e referenciais para atuação nas instituições do sistema de saúde da RAM.
“Este plano tem como principal objetivo filtrar os doentes menos urgentes e não urgentes”, evitando uma sobrecarga no “serviço de urgências do Hospital Dr Nélio Mendonça”. E os números que existem deixam os responsáveis, de facto, “muito satisfeitos”, revela Pedro Ramos. “Verificamos até que há uma certa simbiose entre os três centros de saúde. Foram quase duas centenas e meia de pacientes que evitamos que fossem para as urgências”, que devem estar guardas para “situações mais críticas”, acrescenta Pedro Ramos. Este plano tem sido uma boa resposta na RAM e o Secretário regional da saúde e da Proteção Civil salienta o “trabalho de todos os
profissionais de saúde” nesta fase inicial, nestes três centros de saúde.
Plano de contingência para a gripe talvez mais tarde
Em princípio, “o plano de contingência para a gripe”, a ser acionado em janeiro, deverá “chegar mais tarde” devido às temperaturas que se tem sentido, embora existam já “alguns casos” que estão a ser devidamente acompanhados e “tratados convenientemente” pelo SRS. Esse facto deve-se às elevadas temperaturas que se tem feito sentir, mas caso as condições climáticas se alterem, o SRS já tem tudo preparado para começar com o plano de contingência para a gripe.
Como se sabe, a partir de 16 de dezembro foi disponibilizada uma consulta complementar nos Centros de Saúde do Bom Jesus e de Santo António, das 14h00 às 20h00, de segunda a sexta, bem como em Câmara de Lobos, das 9h00 às 16h00, de segunda a sexta, destinada a todos os utentes que necessitam de atendimento pouco urgente. Trata-se de uma medida complementar na área da prestação de cuidados de saúde aos utentes da RAM, que tem resultado num verdadeiro êxito.
Números
Números Centro de saúde de Câmara de Lobos 86
Centro de Saúde de Santo António 80
Centro de Saúde do Bom Jesus 79
In "JM-Madeira"