No hospital do Funchal existem ainda 900 hospitalizados por AVC
Cerca de 150 pessoas são internadas anualmente no Hospital Dr. Nélio Mendonça com enfartes agudos do miocárdios (EAM) e existem ainda 900 hospitalizados por acidentes vasculares cerebrais (AVC). Estes foram os dados avançados pelo presidente da Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia, António Almada Cardoso, ontem, no dia em que se comemorou o Dia Mundial do Coração-Por outro lado, e como recorda o presidente da delegação, o número de casos de doença cardíaca não diminuíram, chegando a ser superior aos países desenvolvidos. Facto que realça também é que a Madeira e os Açores são as zonas no País com mais enfartes e AVCs.
«A preocupação da Fundação Portuguesa de Cardiologia na Madeira e dos centros de saúde é diminuir estes números», respondeu, quando confrontado com as diversas descobertas científicas que surgiram recentemente concernantes à doença.
Sobre esta prevenção que o especialista defende, todos os cidadãos devem alterar alguns hábitos atuais: deixar de fumar, fazer uma alimentação saudável (incluindo também beber líquidos sem açúcar, como a água), ser ativo e estar atento aos níveis de açúcar no sangue, à tensão arterial e ao colesterol e IMC.
Petra Teixeira
Fonte: Jornal da Madeira