Mais 9.750 vacinas contra a gripe começaram a ser distribuídas ontem, pelos centros de saúde da Madeira, segundo revelou ao JM Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE.
Até ao momento, ou seja, desde o início da nova campanha, adianta a mesma responsável, foram aplicadas 11.386 vacinas, gratuitamente, nos centros de saúde. A primeira tranche foi de 9.750 vacinas e foi reforçada com mais 2.500.
Bruna Gouveia explica que as vacinas destinadas à campanha são dispensadas pela farmacêutica por tranches, por questões de armazenamento, e que hoje havia, em stock, entre os vários centros de saúde cerca de 800 vacinas para aplicação.
Referindo-se a um caso reportado pelo JM, na edição online, ontem, o Centro de Saúde da Nazaré (à semelhança do que poderá acontecer noutras unidades), já tinha vacinas agendadas para os próximos dias, pelo que, na escassez de stock e na falta de novas vacinas, no momento, foi dito aos utentes que poderiam fazer marcação. No caso, foi dito a uma fonte ouvida pelo nosso Jornal que poderia marcar para novembro.
A mesma responsável enaltece a grande procura registada, como um sinal de que os utentes, sobretudo os mais idosos, estão sensibilizados para a importância da vacinação.
Recorde-se que a vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações. Inicia-se em outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano.
A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).
A vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco.
As pessoas não abrangidas podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica. IC
In “JM-Madeira”