O secretário regional da Saúde mostrou-se satisfeito com os resultados já alcançados com a campanha de vacinação contra a gripe deste ano, que decorre desde o passado dia 14.

 

Para este ano, referiu Pedro Ramos, foram encomendadas 39 mil vacinas, número superior ao ano passado, no valor de 400 mil euros. O governante salientou ainda que já foram vacinadas 5.584 pessoas desde o início da campanha.

 

“Vamos acompanhar a evolução destes resultados, e se for necessário adquirir mais vacinas até ficaremos satisfeitos, porque é sinal que a população está imbuída dos mesmos objetivos que o Governo Regional”, disse.

 

Ontem, no Centro de Saúde do Bom Jesus, Pedro Ramos voltou a dar o exemplo, desta vez também na companhia do presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e do presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia.

 

“Com este gesto, queremos chamar à atenção que a vacinação é importante, e que o Governo Regional continua a investir nesta área”, frisou. “O objetivo é alertar e chamar a atenção para aquilo que esta campanha traz de positivo para a nossa comunidade, não só aqui na Madeira, mas também no Porto Santo. A vacinação contra a gripe é recomendável.”

 

Em relação ao ano anterior, o governante adiantou que a análise dos dados da campanha de 2018 foi “extremamente positiva”.

 

Os resultados melhoraram em relação a 2017, e nós conseguimos fazer mais de 100 mil inoculações na nossa população”, indicou, afirmando que os objetivos para a atual campanha passam por “melhorar a percentagem de adesão dos profissionais de saúde, melhorar a cobertura de vacinação naqueles que têm mais de 65 anos e acima de tudo melhorar também a percentagem de cobertura, não só ao nível das situações recomendadas, mas também em todos os grupos profissionais que, pelo facto de contactarem diariamente com muitas pessoas, também está recomendada esta vacinação”. MM

 

In “JM-Madeira”