Na última Legislatura, o Governo Regional investiu cerca de 50 milhões de euros em apoios a contemplar as três instituições na área da Saúde Mental, referiu ontem o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, na 9.ª edição das Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria da Casa de Saúde S. João de Deus, que decorre até hoje.
Um evento que assinala o Dia Mundial da Saúde Mental e que procura contribuir para uma reflexão alargada, aberta e participada com os profissionais que operam nas áreas social, da saúde, familiar, educativa, entre outros, acerca das problemáticas da Saúde Mental.
Na sessão de abertura, Pedro Ramos salientou que 165 milhões de pessoas na Europa são afetadas por doenças de perturbação mental, sendo que, no que se refere a Portugal, a situação tem vindo a alterar-se, com o aparecimento de novas respostas, mas, sublinha, “ainda há muito para fazer”, tendo em conta que os “problemas de Saúde Mental constituem uma das principais causas de incapacidade para a atividade produtiva e da morte prematura”. Relevou ainda a importância da existência de um acompanhamento regular para que os doentes tenham a melhor qualidade de vida possível.
CG
In “JM-Madeira”