Entrega de despesas passou a poder ser realizada também manualmente

Os utentes que se deslocaram no primeiro dia ao novo balcão manual do IASAÚDE dizem que a opção é simples e permitiu-lhes despachar as despesas de saúde com rapidez.

 

O novo balcão manual para preenchimento e entrega local das despesas de saúde do IASAÚDE não podia ter tido melhor recetividade por parte dos utentes. Para além de dispensar senha, é uma alternativa simples e visivelmente mais célere em comparação com os balcões “tradicionais”, onde, muitas vezes, a espera arrasta-se por «imenso tempo», admitem os próprios.

A opção está disponível desde ontem e permite que os próprios utentes entreguem as suas despesas de saúde para que recebam o respetivo reembolso. Basta, para isso, preencher o documento de entrega, juntar os documentos de despesa, colocá-los num envelope e inserir na ranhura do balcão, sendo que os documentos de entrega, bem como os envelopes, são disponibilizados no local.

Já durante a manhã, eram tantos os olhares curiosos quanto os utentes que se deslocavam ao balcão manual para despachar os seus documentos, sendo que a maioria admitiu não ter tido qualquer conhecimento prévio da nova opção. É o caso de Albertina Gouveia, que só arriscou por curiosidade - e a exemplo de uma outra utente.

Abordada à saída pelo JM, a nossa entrevistada admitiu estar agradecida não só pelo apoio do funcionário, que se encontrava junto ao balcão para auxiliar os utentes, mas também pela rapidez com que aviou o processo. «Pelo número da minha senha, teria que esperar uma hora para ser atendida, assim é num instante», disse.

Marília Spínola, outra das nossas entrevistadas, partilhou da mesma opinião que Albertina Gouveia, considerando que o novo balcão «ajudará a tornar as filas mais rápidas». Quanto ao preenchimento do documento de entrega e a todo o restante processo, «não é nada de complicado», admitiu.

O balcão manual para preenchimento e entrega local faz parte de um pacote de novos serviços que estão a ser implementados no serviço de reembolsos do IASAÚDE.

Até ao momento já estão operacionais o serviço “controle o seu número” de atendimento e ainda a “senha virtual”, que permite ao utente retirar a sua senha através da “internet” e acompanhar, em tempo real, o estado da fila de espera, prevendo o tempo estimado para o seu atendimento.

A par dos serviços já mencionados, está a ser trabalhada a possibilidade de o utente realizar o pré-registo dos documentos de despesa pela “internet”, remetendo os originais, posteriormente, através de correio, e ainda a deslocalização da entrega dos documentos noutros serviços públicos.

Tânia Nascimento

 

Fonte: Jornal da Madeira