Promover o debate e a reflexão entre os profissionais de saúde, familiares e doentes oncológicos é o principal objetivo do II Fórum de Psico-Oncologia, uma organização conjunta do Serviço de Psiquiatria, da Unidade de Psicologia e do Serviço de Hemato-Oncologia do SESARAM. Com o título ‘Comunicação em Saúde’, a iniciativa arranca a 23 de Maio na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e é dirigida a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, estudantes da área da Saúde, familiares e doentes oncológicos.
O primeiro bloco, ‘Comunicação em Saúde – da necessidade à competência – e os aspetos organizacionais do Serviço e das Equipas’ conta com a moderação de Fernando Aveiro e com a intervenção da psiquiatra do IPO do Porto, Susana Sousa Almeida. A segunda parte, ‘Cuidar de Si e do Outro – Necessidades e Estratégias Protetoras’, é moderada pelo psicólogo Carlos Mendonça e a apresentação da psicóloga do IPO de Lisboa, Cristina Nave.
Já depois do almoço, serão abordados os temas: ‘Co-responsabilidade; Alerta às famílias para a importância de dar espaço ao familiar/doente; Foco (para doente, família a até profissionais) no acompanhar e estar presente mais do que na cura ou desfecho da situação de doença’. Depois, há ainda uma mesa de debate moderada pela médica Eduarda Freitas e convidados ainda a confirmar. Para fechar o primeiro dia do fórum, o último bloco é dirigido por Marla Vieira sob o título ‘Partilhas da Vida’.
No dia seguinte, 24 de maio, a iniciativa continua com o worskhop ‘Comunicação de Más Notícias’ pensado para profissionais do Serviço de Hemato-Oncologia. A entrada é livre, mediante inscrição prévia
No dia seguinte, a 24 de maio, está marcado o workshop ‘Comunicação de Más Notícias’, dirigido a profissionais do Serviço de Hemato-Oncologia e que tem lugar no Centro de Formação da mesma entidade hospitalar. Para esta iniciativa, as inscrições são limitadas.
Para inscrever-se clique aqui.
In “Diário de Notícias”