Anúncio será feito hoje por Miguel Albuquerque no Congresso Insular de Enfermagem
O SESARAM vai contratar 128 enfermeiros, que se juntarão aos 276 já contratados, totalizando 404 profissionais.
Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira vai contratar mais 128 enfermeiros, que se juntarão aos 276 já contratados, ultrapassando assim o compromisso assumido pelo Governo Regional de contratação de 400 profissionais até ao final da legislatura, ou seja, até setembro. No total, serão contratados 404 enfermeiros. O anúncio da contratação de mais 128 profissionais será feito
hoje pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na sessão de abertura do Congresso Insular de Enfermagem Madeira-Açores, organizado pelas respetivas secções regionais da Ordem dos Enfermeiros.
Para o Governo Regional, com estas contratações, é cumprida mais uma promessa do seu programa. E que se junta ao acordo já alcançado entre o Executivo liderado por Miguel Albuquerque e os vários sindicatos de enfermeiros para o descongelamento das carreiras.
Os enfermeiros da Madeira terão as carreiras descongeladas de forma faseada, com início este ano e término em 2021, num processo que custará quatro milhões de euros ao erário e que irá abranger cerca de 1.500 enfermeiros.
Seguindo uma política de diálogo e de proximidade, o Governo Regional assegurou, em outubro de 2018, o pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas do SESARAM, no valor de 150 euros. Uma medida que abrangeu 488 enfermeiros, com um custo aproximado de 1 milhão de euros, atendendo aos retroativos a janeiro de 2018.
Para além destas medidas, recorde-se que, nos primeiros anos da atual legislatura, foi assegurada a harmonização salarial, de 1.200 euros de remuneração no início da carreira, independentemente do vínculo laboral, seja contrato individual de trabalho e/ou funções públicas. Na Região, os enfermeiros cumprem 35 horas semanais e têm direito a três dias adicionais de férias, ao contrário do que acontece atualmente ao nível nacional.
Paula Abreu
In “JM-Madeira”