A Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos - UCAD, do Instituto de Administração da Saúde, IP - RAM, tem promovido, desde 2013, uma campanha, intitulada “Juntos na Escola, Sem Drogas”.
A atividade proposta às escolas é a promoção de um debate junto dos alunos do ensino secundário e profissional e conta com a participação de um convidado que partilhará junto dos mesmos a sua experiência de vida, o sucesso alcançado na sua área profissional, a importância das escolhas ao longo da vida, sem recurso ao consumo de substâncias psicoativas.
O foco principal desta atividade é a promoção de estilos de vida saudáveis, a promoção de um modelo de referência, como exemplo a seguir. Serem inspiradores nos seus testemunhos, destacando as estratégias a seguir, a motivação, centrada no acreditar nas suas capacidades e tendo sempre presente o objetivo a atingir, ou seja, um projeto de vida bem definido, que é alcançado com esforço e dedicação e onde dizer “- Não ao consumo de substâncias psicoativas” surge com a maior naturalidade.
É este o foco, deste meu artigo – a importância do Projeto de Vida, na vida das pessoas e em especial, das crianças e dos jovens. Tivemos até à data, testemunhos interessantes e motivadores e todos focam a importância desta componente na vida dos alunos.
Quais os objetivos que os jovens têm? O que pensam do futuro? Sonham? Aspiram um curso, uma viagem, um carro, sucesso escolar? Como se projetam no futuro? Quando fazemos estas questões aos jovens, estes, por vezes, têm dificuldade em responder e por outro lado, dá ao jovem um cunho de responsabilidade que não estão preparados para tal. A ideia de se projetar no futuro, é vista por eles como algo promissor, que acarreta tarefas difíceis e, por vezes, inatingíveis.
Por este facto, o Projeto de Vida deve ser adequado à faixa etária e amadurecê-lo à medida que crescem. O papel dos pais é fundamental nesta área de crescimento dos filhos. O incentivo e o apoio incondicional da família são simplesmente essenciais para que as crianças e jovens tenham autoconfiança suficiente para investir nas suas próprias ideias e desejos.
É importante, que desde cedo, fomentem na criança o sonho. O sonhar em fazer algo ou ter algo, deve fazer parte da realidade e do imaginário de cada criança. É importante o desejo e só depois incentivá-lo a procurar meios para alcançá-los. O nosso papel, como pai ou mãe, não é de executar, não vamos fazer por eles, mas sim motivá-los. O seu filho não precisa que faça “os deveres” por ele, mas sim de exemplos em que se possam espelhar, de modelos que o orientem a definir os seus próprios objetivos.
Por vezes, caímos no erro, em que só nos lembramos do projeto de vida dos filhos quando estes têm de optar pela área a seguir no secundário ou quando não têm sucesso escolar. O projeto de vida não deve envolver só esta componente. Esta sim é um resultado de tantas outras que estiveram para trás, construído desde sempre, onde os valores da humildade, honestidade, respeito, tolerância, ambição devem existir. O valor trabalho é dos mais importantes, porque só quando se empenham é que conseguem chegar onde querem.
O ser autónomo e positivo é essencial, porque quando chegam à fase da adolescência e tenha que realmente refletir sobre o seu futuro, pode acreditar: ele terá bases sólidas sobre as quais apoiar as suas escolhas!
Ensine desde cedo, a pesar as vantagens e desvantagens de uma escolha, só aí é que tem a real noção das consequências dos seus comportamentos. É importante que ele compreenda que se executar a ação “x”, obterá um resultado “y”, mais ou menos vantajoso para ele.
Não esquecer, os erros e os obstáculos fazem parte da nossa vida, assim como os acertos e as conquistas. As frustrações apresentam-se como motores motivadores, que com elas aprenderá a levantar-se e assim amadurecer as experiências já vividas. Deve compreender que a vida não é fixa ou imutável, onde a criatividade aliada ao empenho, devem fazer parte das suas competências.
Apoiem sempre, seja qual for a escolha do seu filho. O Sonho faz parte da vida! “Não deixem de sonhar… Sejam FELIZES!
RUBINA NÓBREGA
Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP – RAM Unidade Operacional de intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências
In "JM-Madeira"